Obras em escolas garantem emprego para trabalhadores 02/06/2014 - 08:10

A construção e reforma das escolas estaduais garantem um futuro melhor para os alunos e também emprego com carteira assinada para trabalhadores de todas as regiões do Paraná. Na obra de ampliação do Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, em Cascavel, na região Oeste, foram contratados 46 funcionários dos municípios de Cascavel, Ampére, Realeza, Planalto e Flor da Serra do Sul.

Marcos Antonio Salles é um dos novos funcionários encarregado da ampliação da escola técnica. Marcos mudou para o município há quatro anos e nesse período trabalhou na construção civil e como pintor, mas sem registro na carteira de trabalho. Até que um amigo o indicou para trabalhar na obra de ampliação da escola técnica.

A carteira assinada trouxe mais segurança e tranquilidade para Salles. “Muita coisa mudou para mim porque agora tenho trabalho registrado. Nesse trabalho temos a segurança de receber o pagamento em dia mais os benefícios”, conta.

De acordo com o funcionário Vanderlei dos Santos, trabalhar com a construção de escolas é uma motivação. “Esse é um bem que vai ficar para as nossas crianças e jovens. É muito bom saber que estamos construindo mesmo com o nosso trabalho o futuro”, disse. O Centro de Estadual de Educação Profissional de Cascavel é a terceira escola que Vanderlei ajuda a construir na região.

O emprego na obra também deu a oportunidade para Wilhan Zvetz Vaz de seguir a carreira do pai na construção civil. “É o que eu gosto e sempre quis fazer, sem contar que hoje eu e meu pai trabalhamos no mesmo ramo e na mesma empresa”, comemora. Antes de ser efetivado, Wilhan trabalhava em outros ramos até que surgiu a oportunidade de ter a carteira assinada. “Nós ficamos mais felizes e motivados sabendo que estamos registrados e fazendo o que gostamos”, disse.

Todos os operários contratados para a obra continuarão fazendo parte do quadro de funcionários da empresa quando o colégio estiver pronto. De acordo com o mestre de obras, Dorival Rodrigues de Moraes, a opção por funcionários da região garante que a construção contribua para que a economia dos municípios mais próximos. “Optamos por funcionários que moram perto da obra porque é um benefício que vai ser revertido para toda a economia da região e também para a empresa”, conta.

MAIS ESCOLAS – Desde 2011, estão sendo construídas 81 novas escolas estaduais no Paraná. Algumas ainda estarão em construção no final de 2014, pois começaram a ser feitas neste ano. O investimento nestas obras é de mais de R$ 317 milhões. Os recursos são do Governo do Estado e também de convênios e parcerias com o governo federal e os municípios.

GALERIA DE IMAGENS