Ouvidora da Seed é homenageada em cerimônia da PM 19/03/2018 - 16:13

Uma cerimônia celebrada Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Curitiba, na manhã desta segunda-feira (19) marcou a celebração de 10 anos de existência do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC). O projeto do Batalhão foi idealizado no dia 19 de março de 2008 pela professora da rede estadual de ensino e ouvidora da Seed, Margarete Maria Lemes, e pelo coronel Anselmo José de Oliveira, com a missão de trabalhar a prevenção à violência no ambiente escolar em parceria com a comunidade.

“Tínhamos um formato de patrulha escolar que não conseguia atender a todas as regiões apenas com o patrulhamento. Então desenvolvemos um projeto focado na necessidade da região metropolitana norte de Curitiba, que tinha altos índices de violência no ambiente escolar. Com o tempo a patrulha escolar foi envolvendo e ouvindo as partes envolvidas no conjunto da educação e se aprimorando”, disse Margarete. “Hoje a patrulha escolar desempenha um papel fundamental na vida dos nossos estudantes e no cotidiano das nossas escolas”, ressaltou.

Além de Margarete, outras homenagens foram entregues a militares e civis que ajudaram a construir a história do batalhão no Paraná. O Batalhão, que atua na prevenção à violência no âmbito escolar com crianças e adolescentes, promove ações ostensivas e educacionais em todo o Estado. Além de ações educacionais preventivas, o BPEC também trabalha com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas estaduais.

O comandante do BPEC, coronel Ronaldo de Abreu, lembrou o papel desempenhado pelo batalhão na formação dos alunos. “O BPEC ajuda os professores a solidificar conceitos de valores que são repassados inicialmente pela família e ampliados no ambiente escolar. Somos parceiros nessa missão que a escola tem, mas sem o apoio que recebemos da comunidade escolar nada poderia acontecer”, disse Abreu.

A superintendente da Educação, professora Inês Carnieletto, destacou o papel desempenhado pelo batalhão nesses dez anos. “É um trabalho eficiente aplicado por meio do policiamento preventivo fundamental para nossas escolas e comunidade escolar”, disse.

BPEC - O Batalhão atualmente trabalha com dois programas: Patrulha Escolar Comunitária (PEC) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A unidade possui quatro companhias em diferentes regiões do Estado: 1ª Companhia, em Curitiba; 2ª em Foz do Iguaçu (Oeste), 3ª em Maringá (Noroeste) e 4ª Companhia em Londrina (Norte).

O Proerd começou com um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar da cidade, recebendo o nome de Drug Abuse Resistence Education (DARE) e já foi aplicado em mais de 50 países.

O programa tem como objetivo educar os cidadãos, ainda crianças, para que, no futuro, possam evitar problemas com álcool, drogas e violência. Durante as aulas, os alunos têm a oportunidade de participar de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, que foram projetadas para estimulá-los a resolverem os principais problemas desta fase de suas vidas.
 

GALERIA DE IMAGENS