Pais, alunos e professores melhoram escola para novo ano 26/01/2016 - 13:01

Quando os 1.200 alunos do Colégio Estadual São Paulo Apóstolo, em Curitiba, retornarem para a escola, no dia 29 de fevereiro, vão encontrar algumas novidades. É que a escola passa por pequenas obras de melhoria realizadas por um grupo de voluntários composto por pais, alunos, professores e representantes da comunidade para deixar tudo pronto antes do início do ano escolar.

As tarefas foram divididas conforme a aptidão de cada voluntário. Alguns pintam as salas de aula, outros trocam as telhas do ginásio esportivo. Assim não fica nada para trás. Cada canto da escola recebe uma atenção especial. “Se todos fizermos um pouco, realizaremos muito, contribuindo para a qualidade da educação que queremos para nossos filhos”, frisou a empresária Milena Kovalezuk, mãe do aluno Júlio Kovalezuk, 15 anos, do 9° ano.

Além da reforma no telhado do ginásio, foram construídas calçadas e rampas para cadeirantes. As paredes das salas de aulas ganharam pintura e cortinas novas, além de modernos retroprojetores. Foram investidos aproximadamente R$ 10 mil com recursos repassados pela Secretaria de Estado da Educação, através do programa Fundo Rotativo, e recursos arrecadados pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF).

Todo mês, representantes do Conselho Escolar, composto por pais, professores, funcionários e alunos, se reúnem para debater as necessidades emergenciais da escola e definir soluções. “Nessas reuniões definimos como vamos resolver as questões emergenciais, com isso conseguimos manter o padrão de qualidade da escola”, lembrou o diretor, Juliano Nunes da Rosa, que pintou todas as 20 salas de aula com a ajuda dos alunos.

Essa é a primeira vez que Alexandre Moura Freitas, pai do aluno Alexandre Moura Freitas Junior, 15 anos do 2° ano do ensino médio, participa do voluntariado na escola. “É muito bom poder ajudar e contribuir de forma participativa na educação do meu filho. Essa é a primeira vez que participo e pretendo continuar”, disse.

RETORNO - A atenção e dedicação dos profissionais que trabalham no São Paulo Apóstolo já deu frutos. Um deles é o estudante de Física Mateus Morcelli Guisi, ex-aluno da escola. Mateus estudou no colégio desde as séries iniciais, concluiu o ensino fundamental e médio e ingressou na Universidade Federal do Paraná (UFPR) para cursar Física e realizar o desejo de ser professor. O objetivo: continuar na escola. “A vocação para ser professor surgiu na escola ao ver o trabalho que era desenvolvido, a dedicação dos professores e funcionários, isso me cativou”, lembrou Mateus. “A escola é como minha casa, me sinto muito bem aqui”, contou o futuro professor.

PLANEJAMENTO – O diretor do colégio explica que os reparos só foram possíveis porque a escola conseguiu concluir o calendário escolar em dezembro. Com as férias e calendário em dia, os voluntários tiveram mais tempo e tranquilidade para realizar os pequenos consertos e melhorias. “Os nossos professores e alunos são muito dedicados, com o trabalho e empenho de todos conseguimos concluir o calendário antes do final do ano letivo”, disse Juliano.

GALERIA DE IMAGENS