Para prevenir falta de água alunos constroem cisterna em colégio 26/11/2009 - 15:58
Os alunos, professores, diretores e comunidade do Colégio Estadual São Francisco do Bandeira, no município de Dois Vizinhos, construíram uma cisterna após passarem por períodos de falta de água devido a grande estiagem ocorrida em 2008. A cisterna foi finalizada no segundo semestre deste ano e já está em funcionamento na escola e é resultado das atividades do projeto escolar Educação do Campo do Programa Vida na Roça (PVR) organizado pela Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar) em parceria com as escolas e os NREs.
De acordo com os professores da escola, os alunos sempre abordavam a questão da falta de água, e o plano de construir a cisterna foi a resposta para o problema. A cisterna é um reservatório de águas pluviais que aproveita a água não apenas para o consumo da alimentação e limpeza, mas para a irrigação; a disponibilidade de água a baixo custo em época de estiagem e para reduzir custos.
Para Marileide Zanini, diretora do colégio, essa ação possibilitou conscientizar os alunos sobre a importância de reutilizar a água e preservar os recursos naturais. “A atividade formou uma consciência ambiental, necessária para construir o conhecimento científico e colaborar com a formação da cidadania”, destaca a diretora.
A construção da cisterna, com capacidade de 30 mil litros de água, contou com o apoio da Assesoar, da Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos, Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar (Claf), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (Cetap), da Escola Municipal Nossa Senhora da Salete e da Comunidade São Francisco do Bandeira.
Geise Devéns, aluna do ensino médio, achou válida a experiência e disse que teve a oportunidade de estudar os conteúdos teóricos e, depois, vivenciá-los em aulas práticas. Segundo ela, essa relação entre teoria e prática facilita o entendimento do conteúdo ensinado. “A cisterna é o resultado de uma dessas aulas, porque antes nós nem sabíamos o que era isso, só se ouvia falar que havia no nordeste e servia para armazenar a água”.
A Professora Marinez Romancini, chefe do Núcleo Regional de Dois Vizinhos, ressaltou que o projeto é importante por envolver toda a comunidade: “É uma maneira dinâmica de trabalhar os conteúdos das disciplinas, com o objetivo de interagir os alunos e possibilitar a prática para melhor compreensão”.
De acordo com os professores da escola, os alunos sempre abordavam a questão da falta de água, e o plano de construir a cisterna foi a resposta para o problema. A cisterna é um reservatório de águas pluviais que aproveita a água não apenas para o consumo da alimentação e limpeza, mas para a irrigação; a disponibilidade de água a baixo custo em época de estiagem e para reduzir custos.
Para Marileide Zanini, diretora do colégio, essa ação possibilitou conscientizar os alunos sobre a importância de reutilizar a água e preservar os recursos naturais. “A atividade formou uma consciência ambiental, necessária para construir o conhecimento científico e colaborar com a formação da cidadania”, destaca a diretora.
A construção da cisterna, com capacidade de 30 mil litros de água, contou com o apoio da Assesoar, da Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos, Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar (Claf), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (Cetap), da Escola Municipal Nossa Senhora da Salete e da Comunidade São Francisco do Bandeira.
Geise Devéns, aluna do ensino médio, achou válida a experiência e disse que teve a oportunidade de estudar os conteúdos teóricos e, depois, vivenciá-los em aulas práticas. Segundo ela, essa relação entre teoria e prática facilita o entendimento do conteúdo ensinado. “A cisterna é o resultado de uma dessas aulas, porque antes nós nem sabíamos o que era isso, só se ouvia falar que havia no nordeste e servia para armazenar a água”.
A Professora Marinez Romancini, chefe do Núcleo Regional de Dois Vizinhos, ressaltou que o projeto é importante por envolver toda a comunidade: “É uma maneira dinâmica de trabalhar os conteúdos das disciplinas, com o objetivo de interagir os alunos e possibilitar a prática para melhor compreensão”.


