Participantes avaliam processo de credenciamento para Chefia dos Núcleos Regionais de Educação 12/11/2019 - 11:23
Com o objetivo de avaliar quais procedimentos e ações do processo de credenciamento para Chefes dos Núcleos Regionais de Educação foram positivos e quais podem ser aprimorados, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte realizou uma pesquisa de satisfação com os participantes do processo.
A ideia era que todos os participantes pudessem registrar, anonimamente, suas opiniões e sugestões sobre as etapas e sobre os critérios utilizados ao longo do processo. O credenciamento é uma forma inovadora de seleção para cargos de liderança estratégica da Secretaria com o objetivo de atrair e selecionar profissionais aptos e eficientes para enfrentar os desafios da gestão pública, principalmente no âmbito educacional.
“Como toda nova experiência, algumas lições precisam ser aprendidas e alguns pontos ajeitados. Os participantes nos mostraram os pontos fortes e os pontos fracos de cada etapa do processo. Além disso, as respostas deixaram cristalino quanto os participantes apoiam a seleção meritocrática para cargos de liderança”, avalia Nicolas Powidayko, Chefe do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica da Seed.
RESULTADOS – Considerando que o objetivo do processo de credenciamento foi o de implementar um processo de escolha que priorizasse as competências e habilidades do candidato para a função, a Seed quis saber como essa nova proposta foi recebida pelos participantes.
No quesito inovação, o processo foi bem avaliado por 50,2% dos participantes. Já 84,9% declararam que concordam que a realização de uma pré-seleção com base em conhecimentos técnicos e competências para cargos de confiança possibilita a escolha de pessoas mais qualificadas.
Nesse sentido, 74% dos respondentes concordaram que a pessoa nomeada é qualificada para o cargo. Já 60,7% dos participantes afirmaram que processos seletivos semelhantes devem ser realizados para a escolha de ocupantes de outros cargos de liderança.
ETAPAS – Os inscritos no processo de credenciamento passaram por várias fases de avaliação: cadastro de currículo, estudo de caso, testes on-line, entrevista e apresentação de projeto.
A comunicação sobre o processo e as etapas foi bem avaliada: 59,6% dos participantes concordaram que o processo foi bem divulgado; 57% afirmaram que informações como prazos, requisitos e etapas estavam claras; e 44,5% disseram que tiveram suas dúvidas esclarecidas quando necessário – o que indica a transparência com que o processo foi realizado.
"Participar desse processo possibilitou-me vivenciar práticas, refletir sobre minha atuação profissional, como também, avaliar meu perfil. (...) Uma das maiores 'sacadas' e injeção de gestão em resultados da Seed", respondeu um participante.
A ideia era que todos os participantes pudessem registrar, anonimamente, suas opiniões e sugestões sobre as etapas e sobre os critérios utilizados ao longo do processo. O credenciamento é uma forma inovadora de seleção para cargos de liderança estratégica da Secretaria com o objetivo de atrair e selecionar profissionais aptos e eficientes para enfrentar os desafios da gestão pública, principalmente no âmbito educacional.
“Como toda nova experiência, algumas lições precisam ser aprendidas e alguns pontos ajeitados. Os participantes nos mostraram os pontos fortes e os pontos fracos de cada etapa do processo. Além disso, as respostas deixaram cristalino quanto os participantes apoiam a seleção meritocrática para cargos de liderança”, avalia Nicolas Powidayko, Chefe do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica da Seed.
RESULTADOS – Considerando que o objetivo do processo de credenciamento foi o de implementar um processo de escolha que priorizasse as competências e habilidades do candidato para a função, a Seed quis saber como essa nova proposta foi recebida pelos participantes.
No quesito inovação, o processo foi bem avaliado por 50,2% dos participantes. Já 84,9% declararam que concordam que a realização de uma pré-seleção com base em conhecimentos técnicos e competências para cargos de confiança possibilita a escolha de pessoas mais qualificadas.
Nesse sentido, 74% dos respondentes concordaram que a pessoa nomeada é qualificada para o cargo. Já 60,7% dos participantes afirmaram que processos seletivos semelhantes devem ser realizados para a escolha de ocupantes de outros cargos de liderança.
ETAPAS – Os inscritos no processo de credenciamento passaram por várias fases de avaliação: cadastro de currículo, estudo de caso, testes on-line, entrevista e apresentação de projeto.
A comunicação sobre o processo e as etapas foi bem avaliada: 59,6% dos participantes concordaram que o processo foi bem divulgado; 57% afirmaram que informações como prazos, requisitos e etapas estavam claras; e 44,5% disseram que tiveram suas dúvidas esclarecidas quando necessário – o que indica a transparência com que o processo foi realizado.
"Participar desse processo possibilitou-me vivenciar práticas, refletir sobre minha atuação profissional, como também, avaliar meu perfil. (...) Uma das maiores 'sacadas' e injeção de gestão em resultados da Seed", respondeu um participante.