Prédio desativado em 2003 voltará a abrigar escola 19/07/2013 - 16:10

Uma das mais esperadas obras de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, começará nos próximos meses. A reforma do Colégio Estadual Ambrósio Bini é aguardada há mais de 10 anos e terá investimento de quase R$ 1,8 milhão do Governo do Estado.

O prédio estava desativado desde 2003 por problemas estruturais. Desde essa época, estudantes, professores e funcionários usam locais alternativos para estudar e trabalhar e, segundo a direção, muitos desistiram de estudar lá. “Com a reforma, podemos voltar a atender cerca de 2 mil alunos, nos três turnos escolares”, disse a diretora Ivana Maria Barbosa.

“Temos uma comissão de pais que está envolvida em todas as discussões que definiram pelo reforço estrutural e melhorias do antigo prédio”, destacou. A construção interditada receberá reforço na estrutura, com estacas nas fundações, de mais de 17 metros para garantir a sustentação. A profundidade é grande para que a fundação chegue até a rocha.

“Fizemos estudos aprofundados do solo e sabemos que o estaqueamento da estrutura deverá ser reforçado. Assim, a escola poderá ser reconstruída no mesmo local, sem causar mais prejuízos à comunidade que já aguarda há tanto tempo”, afirma o superintendente de Desenvolvimento Educacional, Jaime Sunye.

Além dos reparos gerais em toda a estrutura, como novas redes elétrica e hidráulica, piso, portas, telhado, azulejos, entre outros ambientes, o colégio contará com uma quadra poliesportiva coberta.

GALERIA DE IMAGENS