Prefeitura de São Paulo estuda alimentação escolar paranaense 20/08/2013 - 16:50

O avanço do Paraná no sistema de abastecimento e distribuição de alimentos da agricultura familiar para a merenda de 1,3 milhão de alunos atraiu a atenção da prefeitura de São Paulo. Nesta segunda e terça-feira (19 e 20), técnicos daquela cidade estiveram na Secretaria de Estado da Educação para conhecer melhor o sistema paranaense.

“Queremos nos espelhar na experiência do Governo do Paraná na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. A Prefeitura de São Paulo tem se deparado com diversos obstáculos para cumprir essa obrigação”, disse a diretora do departamento de Alimentação Escolar da capital paulista, Erika Espindola Fischer.

O Governo do Estado vem ampliando a compra de alimentos produzidos em pequenas propriedades rurais: de R$ 3 milhões para R$ 32 milhões este ano. “O Estado ultrapassa a determinação de compor a merenda escolar com aquisição de 30% de alimentos da agricultura familiar. Além de cumprir, coloca alimentos de produção orgânica, coisa que não está garantida na lei”, destacou Erika.

Os agricultores entregam feijões, frutas, legumes, cereais, leites e derivados do trigo diretamente às escolas. “É uma ação sem precedentes e que melhora significativamente a qualidade da alimentação dos nossos alunos e produz renda para os agricultores”, destacou Márcia Stolarski, diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria da Educação.

O valor destinado a essa aquisição é um dos mais expressivos no país e amplia a participação de pequenos agricultores, com mais escolas e municípios atendidos. Este ano, 136 instituições de agricultores familiares estão fornecendo alimentos para 2.368 escolas estaduais, incluindo as de educação especial como Apaes. Alimentos que chegam às escolas estaduais de 374 dos 399 municípios paranaenses.

ORGÂNICOS - O Paraná vai servir neste ano 2.537 toneladas de alimentos orgânicos na merenda escolar dos alunos da rede estadual da educação. Além de aumentar em 284% a quantidade deste tipo de alimento em relação ao ano passado, a Secretaria Estadual da Educação ampliou em 61% o número de escolas atendidas com produtos orgânicos na merenda.

No ano passado, 456 escolas, em 69 municípios paranaenses, ofertaram alimentos orgânicos na merenda dos alunos. Para 2013 serão 735 escolas, em 92 municípios. O número de fornecedores também subiu de 10 para 22 cooperativas e associações de produtores orgânicos.

GALERIA DE IMAGENS