Prêmio Sindafep de Redação 2025 mobiliza mais de 13 mil estudantes em todo o Paraná 01/10/2025 - 09:13
O Prêmio Sindafep de Redação – Educação Fiscal em Palavras consolidou-se em 2025 como um dos maiores concursos educacionais do estado, mobilizando 13.595 estudantes em todo o Paraná. Realizado pelo Grupo de Educação Fiscal do Paraná (GEFE/PR), com patrocínio do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná (Sindafep), o concurso levou o tema “A importância dos tributos para a sociedade” a alunos de 370 escolas, abrangendo 149 municípios e 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs).
Fizeram parte da comissão avaliadora as instituições de ensino participantes, técnicos dos núcleos regionais e os integrantes do GEFE/PR: Secretaria da Fazenda, Escola Fazendária (Efaz), Receita Estadual do Paraná, Sindafep, Secretaria da Educação, Receita Federal do Brasil, Escola de Gestão do Paraná, Secretaria de Ciência, Tecnolgia e Ensino Superior (SETI) e Controladoria-Geral da União (CGU).
VENCEDORES DESTAQUES:
Foram nove vencedores, sendo os três primeiros colocados de cada categoria reconhecidos por sua criatividade e profundidade na abordagem do tema.
Categoria 1 – Ensino Fundamental II (6º e 7º anos)
1º lugar: Maria Luiza Romero Pizoni – “Júlio, Pipoca e o mistério da cidade parada” (Colégio Estadual Cecília Meireles, Ubiratã - NRE Goioerê)
2º lugar: Alice Alana Colombo – “A semente e o Jardim da Cidade” (Colégio Estadual José de Anchieta, Quedas do Iguaçu - NRE Laranjeiras do Sul)
3º lugar: Heitor dos Santos Ferreira – “O mistério da importância dos tributos da Querência do Norte” (Colégio Estadual Humberto de Campos, Querência do Norte - NRE Loanda)
Categoria 2 – Ensino Fundamental II (8º e 9º anos)
1º lugar: Vitoria Lopes Santana – “A pequena Cecília e a magia dos tributos” (Colégio Estadual José de Anchieta, Quedas do Iguaçu - NRE Laranjeiras do Sul)
2º lugar: Ana Júlia Alves da Silva – “O dia em que a Cidade ficou sem imposto” (Escola Estadual do Campo Professora Walerian Wrosz, Assaí - NRE Cornélio Procópio)
3º lugar: Yuri Martins Costa – “O valor invisível dos tributos” (Colégio Estadual José Siqueira Rosas, Rosário do Ivaí - NRE Ivaiporã)
Categoria 3 – Ensino Médio e EJA
1º lugar: Alessandra de Carvalho Leite – “Tributar não é punir, é construir” (Colégio Estadual Irmã Maria Margarida, Salto do Lontra - NRE Dois Vizinhos)
2º lugar: Duanelly Catharino de Carvalho Puchalski – “Importância dos tributos para o desenvolvimento de uma sociedade justa” (Colégio Estadual Cívico Militar João XXII, São Jerônimo da Serra - NRE Cornélio Procópio)
3º lugar: Keyla Akemi Takahashi Suzuki – “A importância de exercer a cidadania fiscal” (Colégio Estadual José de Anchieta, Borrazópolis - NRE Apucarana)
PREMIAÇÃO:
A cerimônia de premiação acontecerá nos dias 13 e 14 de outubro, nas escolas dos primeiros colocados de cada categoria, com a presença da diretoria do Sindafep. Professores, técnicos e escolas também serão reconhecidos pelo engajamento e dedicação durante o concurso.
Segundo Luciane Lejambre, coordenadora da Educação Fiscal no Paraná, a mobilização massiva é um sinal de sucesso na formação de futuros cidadãos:
"O concurso de redação é uma oportunidade valiosa para que nossos estudantes reflitam sobre a importância dos tributos e compreendam como eles impactam diretamente a vida em sociedade. Ao envolver 370 escolas e mais de 13 mil redações, conseguimos ampliar o conhecimento não apenas dos alunos, mas também dos professores, fortalecendo a consciência cidadã e o papel de cada um no acompanhamento e uso dos recursos públicos", afirma Luciane. "A premiação nas três categorias reforça o compromisso da Educação Fiscal em formar cidadãos mais críticos, responsáveis e engajados com o futuro do nosso Estado."
Na avaliação de Adriana Rigon Wille, da Coordenação dos Programas Especiais da Secretaria de Educação do Paraná, “foi um momento importante para a educação pública estadual, pois contou com o envolvimento dos técnicos dos Núcleos Regionais de Educação, equipes pedagógicas das instituições de ensino, professores e, principalmente, dos nossos estudantes, que apresentaram em seus contos e artigos de opinião reflexões profundas sobre cidadania e educação fiscal”.
"Para nós, representantes do Sindafep, é um prazer enorme participar de um evento de tamanha magnitude. A relevância e a clareza dos textos; a compreensão do que é o tributo e seus efeitos demonstraram o entendimento dos alunos, em relação à Educacao Fiscal e a busca pela cidadania. Agora é só partir para a entrega dos prêmios", comenta Nilce Nascentes, diretora Social e Cultural do Sindafep.
O GEFE/PR e o Sindafep reiteram a importância da parceria com a Secretaria da Educação e agradecem a todos os envolvidos. O prêmio é uma ferramenta essencial para a cidadania, reforçando a compreensão da função social dos tributos e incentivando jovens e adultos a se tornarem cidadãos conscientes.
CRONOGRAMA DE ETAPAS:
O concurso foi estruturado em cinco etapas de seleção, garantindo o envolvimento de toda a comunidade escolar e regional:
Produção das redações (02 a 27 de junho): aprofundamento no tema e produção dos textos em sala de aula;
Etapa escolar (30 de junho a 9 de julho): cada comissão escolar selecionou duas redações por categoria;
Envio para o NRE (28 a 30 de julho): responsáveis pelas escolas enviaram as redações via formulário online;
Etapa regional (31 de julho a 29 de agosto): cada NRE escolheu uma redação por categoria;
Etapa estadual (1 a 30 de setembro): o GEFE/PR selecionou as nove redações premiadas.