Professores da Rede Estadual fazem treinamento para modelo híbrido de ensino nesta quinta (11) 11/02/2021 - 10:54
Professores, diretores e pedagogos dos colégios estaduais do Paraná participam nesta quinta-feira (11) de um treinamento para o sistema híbrido de ensino – é o primeiro encontro dos dias de estudo e planejamento. Durante a capacitação, os profissionais são preparados para lecionar nesse modelo, em que uma parte dos alunos assiste às aulas presencialmente, e a outra, de maneira remota. Ao longo do treinamento, os docentes são apresentados às diferentes formas de atendimento ao estudante.
"Nos anos anteriores, já fizemos treinamento dos professores na parte pedagógica, de desenvolvimento de currículo e planejamento do ano letivo. Neste ano, também estamos trabalhando com a parte da formação e do planejamento em relação ao ensino híbrido e ao revezamento de estudantes entre ensino remoto e presencial", diz Roni Miranda, diretor de Educação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. "É uma semana de muito planejamento e de muito diálogo entre os professores e profissionais das escolas do Paraná", ressalta.
A preparação prossegue nesta sexta-feira (12), quando acontecem reuniões para a elaboração do plano de trabalho dos professores para o primeiro trimestre deste ano letivo. Já nos dias 18 e 19 de fevereiro, os profissionais das escolas passarão por um treinamento em relação aos protocolos de biossegurança, que contemplam as medidas de prevenção contra a Covid-19, além de conhecer o novo RCO (sistema de registros das atividades desenvolvidas nas aulas e frequência dos alunos) A preparação dos professores para as aulas no modelo híbrido continua nos dias 22 e 23, em oficinas voltadas ao uso dos equipamentos, ferramentas e dinâmica das aulas.
O sistema híbrido de ensino tem início no dia 1º de março. Antes disso, entre 18 e 26 de fevereiro, os estudantes farão atividades de reforço, revendo os conteúdos prioritários de 2020. As atividades serão feitas por meio do Aula Paraná pela TV aberta, YouTube, aplicativo e Google Classroom, além das atividades impressas. Os resultados dessas atividades, classificados por turmas e disciplinas, serão apresentados aos professores e servirão de base para identificar quais conteúdos precisam de reforço.
Modelo híbrido – Quando iniciar em março, o modelo híbrido funcionará de duas maneiras. Uma delas será o formato síncrono, no qual um único professor dará a mesma aula tanto para os estudantes que estão em sala de aula quanto para os que estão em casa, com transmissão pelo Google Meet, por meio de um notebook. Esse modelo deve começar em cerca de 850 colégios e aumentará gradualmente conforme são instalados pontos de internet rápida em mais salas de aula.
Já os demais 1,3 mil colégios vão iniciar o modelo híbrido junto com o Aula Paraná. Ou seja, o estudante vai à escola presencialmente em uma semana e na outra acompanha o conteúdo de casa, pelos canais de ensino on-line (TV, YouTube, aplicativos), realizando atividades enviadas pelos professores.
Adesão ao modelo híbrido – Iniciada no último dia 29 de janeiro, a adesão ao modelo híbrido pode ser comunicada às escolas de forma remota ou presencial. O termo de compromisso para o retorno presencial está disponível no site educacao.pr.gov.br e nos próprios colégios; ou seja, pais e responsáveis podem optar por imprimir, assinar e levar no colégio; imprimir, assinar, escanear e enviar para o e-mail do colégio, ou preencher diretamente na instituição de ensino.
A adesão poderá ser feita a qualquer momento (até com as aulas em andamento), mas para definir o revezamento inicial serão consideradas as adesões feitas até o dia 18 de fevereiro. As que forem feitas posteriormente serão adequadas para as semanas seguintes.
Escalonamento – Em colégios onde não há conflito de turma dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental com o Ensino Médio em um mesmo turno, o modelo híbrido será iniciado no dia 1º. Já onde existem os dois ensinos em um mesmo período, o Ensino Médio vai iniciar as atividades presenciais apenas no dia 8 de março, obedecendo ao escalonamento e permanecendo mais uma semana no Aula Paraná.
Transporte – Em parceria com os municípios, a Seed-PR está organizando o transporte escolar para atender os estudantes. Em localidades onde a prefeitura não estiver fornecendo o serviço e o aluno não tiver condução própria para ir ao colégio, ele ficará exclusivamente no híbrido on-line durante esse período. Nas escolas com o híbrido atrelado ao Aula Paraná, o estudante terá as mesmas opções de 2020 e utilizará as que se encaixarem com sua realidade - TV, YouTube, aplicativos e kit pedagógico impresso.
FAQ — Confira aqui o FAQ (perguntas frequentes) sobre o ano letivo 2021 da rede estadual de ensino do Paraná.