Professores de Paranaguá recebem a primeira dose da vacina contra a Covid-19 11/05/2021 - 16:19

Trabalhadores da Educação do Paraná já começaram, nesta semana, a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O primeiro lote destinado a esse grupo de profissionais chegou nesta terça-feira (11) às 22 Regionais de Saúde do estado. A regional de Paranaguá, por exemplo, aplicou nesta terça-feira 188 das 925 doses recebidas. A primeira delas foi aplicada no braço do pedagogo José Osni Gonçalves da Silva, de 58 anos.

“Foi uma sensação maravilhosa. É um alívio saber que a primeira dose já foi. Apesar disso, eu sei que todo o protocolo continua. É preciso se proteger”, disse o educador, que tomará a segunda dose em agosto. Ansioso para garantir seu lugar, o primeiro da fila chegou ao local de vacinação às 5h 30min e, durante o tempo de espera, lembrou-se dos colegas que perdeu para a doença. “Sinto muitas saudades deles. Gostaria que estivessem aqui, para serem imunizados também.”

Tirza Cunha Pires, diretora-auxiliar do Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga, também em Paranaguá, é mais uma educadora que já recebeu a vacina. Ela conta que, desde a suspensão das aulas, no ano passado, tem trabalhado na entrega quinzenal de merendas e atividades impressas. Agora, ela se sente mais segura para reencontrar os estudantes, quando a escola retomar o ensino presencial. “Nós todos, professores, funcionários e alunos, não víamos a hora de voltar para as aulas presenciais. Então, o momento da vacina foi muito emocionante. Só tenho o que agradecer”, afirma.

Aulas presenciais — A vacinação dos profissionais da Educação acontece em paralelo ao retorno das aulas presenciais em 200 colégios estaduais, em 68 municípios. Essas instituições estão adotando o modelo híbrido de ensino, com parte dos alunos em sala de aula e parte em ensino remoto, assistindo às aulas ao vivo. Os demais colégios estaduais permanecem no ensino remoto (por meio da plataforma digital Aula Paraná, das videoaulas exibidas na TV aberta e no YouTube, além dos kits pedagógicos impressos) e devem retornar às atividades presenciais gradualmente, ao longo das próximas semanas.

Vacinação — Neste momento, serão destinadas aos trabalhadores da Educação 32.760 doses da vacina Covishield, fabricada pela parceria entre Universidade de Oxford, AstraZeneca e Fiocruz. A vacinação desse grupo se inicia pelas pessoas entre 55 e 59 anos. Oito mil profissionais do ramo já foram vacinados anteriormente, no grupo de pessoas acima de 60 anos.

Além de Paranaguá, o município de Pinhais também já começou a imunizar os trabalhadores da Educação. Desde a última sexta-feira (7), doses remanescentes de outra remessa têm sido destinadas ao grupo prioritário.