Professores do PDE participam de evento sobre novas tecnologias 20/06/2013 - 09:00
Quase dois mil professores que participam do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 2013 participam, entre os dias 10 e 21 de junho, de seminários temáticos em todo o Estado. O evento, que têm duração de 16 horas, acontece em dois dias consecutivos e foi dividido por instituições de ensino superior parceiras da Secretaria de Estado da Educação.
O Seminário é uma das atividades do Plano Integrado de Formação do PDE e a cada ano é eleito um tema de importância para a educação escolar. Neste ano o tema é “A escola e as novas tecnologias”, em virtude do grande avanço tecnológico na sociedade e da necessidade de os professores conhecerem as novas tecnologias para incorporá-las no planejamento de suas aulas.
Cassiano Ogliari, coordenador estadual PDE explica que o Seminário conta com mesas-redondas e palestras proferidas por professores de universidades públicas. “Esta é uma oportunidade de socializar com os professores PDE conhecimento sobre as novas tecnologias para subsidiar mudanças qualitativas na prática escolar”, diz Ogliari.
Entre os temas abordados destaca-se o processo de ensino e aprendizagem e a utilização das novas tecnologias, possibilidades pedagógicas de interação e compartilhamento na internet. Em Curitiba, professores PDE vinculados à Universidade Federal do Paraná estão reunidos desde terça-feira (18). “As palestras tratam de um tema atual e contribuem para o aperfeiçoamento pedagógico”, afirma a professora PDE Lucélia Maria Bregochi, que atua na rede estadual há 26 anos.
A professora de Inglês Paula Piffer, de Colombo, também concorda sobre a relevância do evento ao abordar aspectos inerentes ao cotidiano escolar. Paula fala ainda da importância do Programa para a formação do professor. “A reinserção na academia depois de tantos anos é algo maravilhoso. Temos aulas com professores que vêm do litoral, o que permite a interculturalidade”.
O PDE é destinado a professores do quadro próprio do magistério (QPM) da rede estadual de ensino e visa proporcionar subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de ações educacionais sistematizadas, culminando no redimensionamento da prática pedagógica. Para isso, o Estado mantém parceria com Instituições de Ensino Superior do Paraná.
O professor que ingressa no PDE tem garantido o direito a afastamento remunerado de 100% de sua carga horária efetiva no primeiro ano e de 25% no segundo ano do Programa.