Professores do Paraná contam com rede social exclusiva 22/05/2014 - 12:40

Os professores estaduais do Paraná contam com uma rede social exclusiva para trocarem informações e ideias sobre Educação na internet. Desde fevereiro deste ano, cerca de 420 professores usam a rede social Conecta, desenvolvida pela Secretaria Estadual da Educação. Só podem participar da rede os professores que forem convidados por alguém que já está no Conecta.

A ferramenta será apresentada para o público durante a Curitiba Social Media (#CSM14), evento que reunirá alguns dos principais nomes da internet no Brasil, nos dias 24 e 25 de maio no Canal da Música, em Curitiba.

Além do Conecta, o diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria da Educação, Eziquiel Menta, vai apresentar como funciona o curso de formação do Grupo de Trabalho em Rede para os professores da rede estadual do Paraná.

O curso é todo feito dentro de um ambiente virtual acessado pela internet. Os professores escolhem o horário e o dia que querem fazer as aulas, mas precisam terminar o curso dentro do prazo.

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA - A rede social Conecta foi desenvolvida para os professores compartilharem informações de assuntos ligados à educação e tecnologia. O visual é parecido com redes sociais abertas, como o Facebook, mas o Conecta reúne ferramentas e possibilidades diferentes para os professores.

“A diferença do Conecta para outras redes sociais abertas é que tudo o que é compartilhado é voltado para a educação. É uma rede mais direcionada para troca de ideias”, afirma Eziquiel Menta.

“É possível os professores fazerem videoconferências para discussões e também existe uma ferramenta de textos colaborativos. As pessoas podem escrever o mesmo documento usando computadores diferentes”, explica Menta.

No Conecta os professores também podem criar fóruns, enquetes e pesquisar informações em outras secretarias de Educação, Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, por exemplo. A ferramenta também disponibiliza o bate papo para troca de mensagens em tempo real e possibilita que outras redes sociais sejam vistas pelo próprio ambiente virtual do Conecta.

NA SALA DE AULA - Para a professora de português Ana Cristina Bertotti, do Colégio Estadual Santa Barbara, de Ivaiporã, a troca de ideias e experiências com outros professores podem melhorar o trabalho dentro da sala de aula.

“Achei super interessante o Conecta, é uma forma atraente de fazer os professores se interessarem pelos dispositivos portáteis e móveis e usar essas ferramentas para aprender mais”, disse ela.

Sidney Francisco de Ramos trabalha como assessor pedagógico no Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa e também utiliza o Conecta. “Considero uma ferramenta bem interessante e pode ser usada pelos servidores em geral até mesmo como ferramenta de trabalho. Sempre acesso o Conecta para tirar dúvidas e discutir assuntos referentes aos trabalhos atuais”, explicou Sidney.

Por enquanto, somente professores que participam de cursos de tecnologia da Secretaria da Educação foram convidados a entrar na rede. Aos poucos o acesso ao Conecta será expandido para mais profissionais da Educação. O Paraná tem 73.595 professores e pedagogos que trabalham na rede estadual.

GRUPO DE TRABALHO - Além do Conecta, a Secretaria Estadual da Educação vai apresentar Curitiba Social Media como funciona o curso de formação do Grupo de Trabalho em Rede dos professores da rede estadual. Neste ano 32 mil professores participaram de cursos do GTR.

O GTR é considerado o maior curso à distância oferecido pela Secretaria. Ele é inteiramente desenvolvido dentro do E-escola, ambiente virtual da secretaria. O Grupo de Trabalho em Rede é uma atividade relacionada à formação continuada no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

Um dos objetivos dos Grupos de Trabalho em Redes é possibilitar aos professores formação continuada. Os temas em questão são os estudos propostos pelos professores que ingressaram no PDE no ano anterior.

O projeto do professor que faz o PDE fica disponível para os participantes do grupo, para discussão. As turmas à distância discutem por meio de fóruns dentro do E-escola.

Os professores que fazem o GTR também preenchem um diário com informações referentes aos projetos estudados. “É uma discussão coletiva. Neste ano, 1.949 professores fizeram cursos do PDE e colocaram trabalhos para serem discutidos pelos 32 mil participantes dos GTR”, afirmou Cassiano Roberto Nascimento Ogliari, coordenador de Articulação Acadêmica.

PARCERIA - O Programa de Desenvolvimento Educacional é ofertado em parceria pela Secretaria Estadual da Educação, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e as universidades estaduais do Paraná.

O programa possibilita ao professor o afastamento de 100% da função docente no primeiro ano e de 25% no segundo ano para estudos e elaboração de produções que possam colaborar para a melhoria da prática pedagógica dos professores nas escolas estaduais.

GALERIA DE IMAGENS