Profissionais da rede estadual de ensino participam dos dias de Estudo e Planejamento 25/07/2019 - 16:40

Profissionais da Educação se reúnem nessa quinta e sexta-feira (25 e 26) para participar da segunda etapa de Estudo e Planejamento, atividade formativa durante a qual são organizadas as atividades letivas para o segundo semestre, que tem início na próxima segunda-feira (29).

Para Edilmara da Silva, professora de Língua Portuguesa na Escola Nossa Senhora da Salete, de Curitiba, os dias de formação são uma oportunidade para debater de fora coletiva os erros e acertos do primeiro semestre. Entre as atividades dessa segunda etapa estão a revisão do Plano de Ação da escola, preparado em fevereiro. Os profissionais puderam analisar os projetos que tiveram bons resultados e aqueles que precisam ser melhorados.

“Essa troca é feita no dia a dia da escola, entre os profissionais e a coordenação. Mas poder sentar e discutir no coletivo é muito valioso. O que projetamos lá no início do ano foi implementado, estamos vendo que está dando certo” disse a professora, que concluiu o Ensino Fundamental na mesma escola em que hoje ensina.

As atividades e o material sugeridos pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte foram elaboradas a partir da avaliação online que os profissionais fizeram sobre a primeira etapa, que ocorreu em fevereiro. As respostas mostram que 85% dos participantes considerou a formação relevante e aplicável na prática pedagógica.

DADOS CUSTOMIZADOS –
Cada escola recebeu o seu boletim: um material customizado que traz de forma sintética e gerencial os dados consolidados da escola (aprovação, abandono, desempenho na Prova Paraná, quantidade de alunos abaixo da média). O conteúdo foi elaborado por técnicos da SEED e validado por profissionais dos Núcleos Regionais de Educação e das próprias escolas.

“Nossa sugestão é que a escola olhe para esse boletim, complemente com outros instrumentos de diagnóstico, procure entender os porquês desses resultados e pense em ações de melhoria”, disse Raph Gomes Alves, superintendente da Educação.

No entendimento de Carlos Antônio Comasseto, diretor da Escola Estadual Nossa Senhora da Salete, que atende cerca de 460 alunos do sexto ao nono ano, este momento de preparação antes de retomar as atividades do segundo semestre é fundamental. Ele destaca que agora já existe, por exemplo, uma análise dos alunos que começaram os estudos no início do ano.

“Agora, na metade do ano, nós já temos um diagnóstico daqueles alunos e sabemos então o que e como trabalhar, porque agora nós já os conhecemos. Só com aquele planejamento lá no início do ano, provavelmente agora nós estaríamos defasados”, explicou o diretor.

SEGUNDO SEMESTRE –
Comasseto destacou como principal meta para o segundo semestre a manutenção dos bons índices alcançados pela escola até aqui.

“Se pudermos melhorar, nem que seja um pequeno percentual, um pequeno ponto, já é uma grande vitória. Se nós conseguirmos que o abandono seja zero, que a repetência seja a menor possível, que nós possamos trabalhar aqueles alunos que estão com notas baixas, vamos melhorar”, pontuou.

Para que os resultados do fim do ano sejam ainda melhores, os professores também estão recebendo orientações que serão reforçadas nos próximos meses.

“O principal que nós temos agora para o segundo semestre é acompanhar o trabalho do professor em relação à adaptação curricular. Então, a flexibilização curricular é um direito do aluno e o professor deve oferecer para o aluno que não está acompanhando”, disse Gisele Justi Mader, pedagoga da escola.

CERTIFICADO – Assim como no começo do ano, depois dos dias de formação, os profissionais da Educação que participaram ganham uma certificação. Para isso, devem preencher o formulário de avaliação on-line e apontar a qualidade do material disponibilizado pela SEED.

GALERIA DE IMAGENS