Programa Escola Ativa inicia atividades nesta segunda-feira (28) 28/03/2011 - 13:05
A nova etapa de formação do Programa Escola Ativa que atenderá aos municípios que realizaram adesão no ano de 2009 tem início nesta segunda-feira (28), em Curitiba. O Programa é voltado para a formação e qualificação de professores municipais que atuam em escolas ou classes multisseriadas (classe com 2 ou mais anos/séries), localizadas no campo.
“O Programa Escola Ativa um importante papel para a efetivação do fortalecimento da política pública da educação escolar do campo realizado pela Secretaria da Educação (Seed)”, destacou Claudia Chagas, coordenadora da Educação Escolar do Campo, vinculada ao Departamento da Diversidade da Seed.
Participam do curso, técnicos das Secretarias Municipais de Educação e professores em exercício na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental nas escolas de 42 municípios do Estado.
O programa é realizado entre o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento pela Educação (FNDE), em parceria com as Instituições de Ensino Superior Públicas (IES). A adesão de estados e municípios é voluntária e a curso de formação é presencial.
Cabe à Seed informar, acompanhar, monitorar e avaliar o programa ao lado dos municípios que aderiram ao programa. Isto é realizado por meio da equipe da Coordenação da Educação Escolar do Campo que está presente nos Núcleos Regionais de Educação que ofertam esta modalidade de ensino.
No Paraná, o MEC e o FNDE disponibilizam recursos financeiros transferidos à Universidade Federal do Paraná e material didático-pedagógico aos municípios que participam do programa. Serão realizados 6 módulos de formação ao longo do ano totalizando 240 horas.
Além disso, os técnicos e professores, após retornarem aos seus municípios, têm a tarefa de repassar aos demais profissionais de educação o que aprenderam durante a formação. Cada município é responsável por promover espaços de formação in loco, garantindo formação continuada aos professore, deslocamento e a presença dos formadores nas atividades. Também é de responsabilidade do município acompanhar, monitorar e avaliar o programa em âmbito local ao longo do ano letivo.
“O Programa Escola Ativa um importante papel para a efetivação do fortalecimento da política pública da educação escolar do campo realizado pela Secretaria da Educação (Seed)”, destacou Claudia Chagas, coordenadora da Educação Escolar do Campo, vinculada ao Departamento da Diversidade da Seed.
Participam do curso, técnicos das Secretarias Municipais de Educação e professores em exercício na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental nas escolas de 42 municípios do Estado.
O programa é realizado entre o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento pela Educação (FNDE), em parceria com as Instituições de Ensino Superior Públicas (IES). A adesão de estados e municípios é voluntária e a curso de formação é presencial.
Cabe à Seed informar, acompanhar, monitorar e avaliar o programa ao lado dos municípios que aderiram ao programa. Isto é realizado por meio da equipe da Coordenação da Educação Escolar do Campo que está presente nos Núcleos Regionais de Educação que ofertam esta modalidade de ensino.
No Paraná, o MEC e o FNDE disponibilizam recursos financeiros transferidos à Universidade Federal do Paraná e material didático-pedagógico aos municípios que participam do programa. Serão realizados 6 módulos de formação ao longo do ano totalizando 240 horas.
Além disso, os técnicos e professores, após retornarem aos seus municípios, têm a tarefa de repassar aos demais profissionais de educação o que aprenderam durante a formação. Cada município é responsável por promover espaços de formação in loco, garantindo formação continuada aos professore, deslocamento e a presença dos formadores nas atividades. Também é de responsabilidade do município acompanhar, monitorar e avaliar o programa em âmbito local ao longo do ano letivo.