Programa Escola Bonita avança no Paraná, mesmo em pandemia 25/06/2020 - 16:09

Das 2,1 mil escolas estaduais do Paraná, mais de 43% já usaram os R$ 20 milhões repassados pela Fundepar, no início do ano, para a revitalização da infraestrutura escolar. A ação faz parte do programa Escola Bonita, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed).

O programa Escola Bonita surgiu em 2020, e foi idealizado pelo secretário da pasta como parte do Minha Escola Sempre Nova, programa estadual de investimentos para aquisição de equipamentos, mobiliários e utensílios para as escolas.

A verba é usada para a realização de pequenos reparos na estrutura física das escolas, pintura, melhorias nos espaços comuns como bibliotecas, laboratórios, quadras esportivas e pátios, além de serviços de jardinagem e limpezas especializadas.

O diretor do Colégio Estadual Barão de Capanema, de Prudentópolis, João Márcio Lulek, conta que a verba veio em um momento de necessidade. “Nosso colégio é histórico. Precisávamos fazer uma reestruturação grande, e a verba do Escola Bonita foi muito importante para darmos início a essa revitalização”, conta o diretor. .

No norte do Estado, a Chefe do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Jessica Pierri, conta que em sua região muitas escolas fizeram as revitalizações, e as mudanças já são visíveis. “Mais de 55% das escolas foram revitalizadas em nosso núcleo - o que é ótimo, pois mesmo em pandemia conseguimos um resultado positivo”, comemora.

Pandemia e impacto no programa Escola Bonita - Devido à pandemia do Covid-19, todas as obras de revitalização que deveriam ser feitas até junho tiveram seu prazo prorrogado até outubro deste ano.

Algumas escolas, no entanto, se anteciparam e, assim que suspenderam as aulas, no dia 20 de março, aproveitaram para fazer as reformas.

É o caso do Colégio Estadual Doutor Arnaldo Busato, de Foz do Iguaçu. A diretora do colégio, Cristiane Heinz Fontinatti, conta que, assim que recebeu a verba da Fundepar, ela e sua equipe entraram em ação e fizeram as revitalizações necessárias. “A nossa escola ficou muito bonita e quando os pais vêm retirar kit de merenda ou material impresso, eles elogiam as mudanças feitas em nossa estrutura”, comemora.

Escola com ambiente agradável ao aluno - O secretário Renato Feder destaca que o projeto Escola Bonita tem como objetivo garantir um ambiente físico adequado e agradável aos estudantes e profissionais da educação, de acordo com a necessidade de cada unidade; por isso, os diretores têm autonomia para decidir em qual área o dinheiro será investido.

“Queremos que os alunos e os profissionais da educação se sintam acolhidos, sintam que o ambiente é propício para a aprendizagem e também para o convívio da comunidade escolar. As escolas são ambientes de crescimento e bem-estar, e devem proporcionar isso”, explica Feder.