Projeto de cinema movimenta comunidade escolar de Toledo 18/12/2018 - 15:21

Um projeto de cinema vem empolgando os alunos do Colégio Estadual Dario Vellozo, no município de Toledo. O Cinearte, que está na quinta edição, foi idealizado pelos professores de arte Davi Ferreira e Simone Matos no intuito de explorar os conteúdos da disciplina com outras ferramentas. Para isso, os estudantes são incentivados a produzir filmes em sala de aula. A atividade deu tão certo que aos poucos foi envolvendo outras disciplinas e sendo levada também para outros colégios da cidade.
 
O projeto tem início no começo do ano letivo, com a escolha de um tema que será base para os filmes. A cada ano há um avanço incluindo algum elemento que atrai e desafia os alunos. Em 2018 eles tiveram que envolver conteúdos trabalhados nas disciplinas de história, língua portuguesa, filosofia e sociologia e surgiram filmes sobre sustentabilidade, violência contra a mulher, literatura, mitologia, diversos tipos de preconceitos e fatos históricos. Ao todo foram 70 filmes produzidos por 700 alunos do Ensino Fundamental e Médio que acabou envolvendo toda a comunidade, pais, empresas patrocinadoras e órgãos públicos. No mês de novembro ocorreu a mostra dos trabalhos, no Auditório da Prefeitura de Toledo.
 
O professor Davi Ferreira destaca que a atividade cativa os aluno, pois usa ferramentas familiares como celular, câmera fotográfica, internet e computador. “Os alunos demonstraram grande aprendizado e os professores agora têm uma ferramenta a mais para desenvolver os conteúdos”, afirma Ferreira.
 
Já para a professora Simone Matos, o cinema é bem atrativo para se trabalhar os conteúdos. “Com o cinema eles produzem conhecimento e expressam suas ideias e nós professores conseguimos diagnosticar os talentos e as dificuldades do aluno e da turma, podendo assim intervir em cada necessidade”, explica.
 
Para os alunos o projeto diverte, traz novos conhecimentos e valoriza suas ideias. A estudante Kaline Grossi, do 2º ano, explica que a atividade iniciou com a formação de grupos, depois o roteiro, os ensaios, as filmagens, a edição, a apresentação e por fim a confraternização. “Em cada momento podemos criar e aprimorar nossas virtudes. A Cinearte é uma atividade muito significativa pra nós alunos que ficará para sempre guardada na memória e no coração de cada um que fez parte deste processo”.
 

Outra aluna, Beatriz Welter do 9º ano, assegura que as aulas envolveram pesquisa, conversas e muita prática. “Produzir um curta-metragem vai muito além de gravar e editar. Os professores tornaram nossas aulas divertidas e bem modernas. O filme tornou-nos mais unidos e fez com que relacionássemos melhor uns com os outros. Penso em ser atriz ou quem sabem uma cinegrafista” afirma ela.

GALERIA DE IMAGENS