Projetos da rede estadual são apresentados em congresso internacional de educação 21/07/2021 - 11:28

O secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, participou nesta terça-feira (20) do Congresso Internacional de Volta às Aulas, promovido pelo Instituto Casagrande, que acontece de 19 a 22 de julho, de maneira remota. O evento, com o mote “Um novo tempo na educação”, se propõe a debater as consequências que a pandemia teve sobre a vida escolar, as soluções aplicadas atualmente pelas redes educacionais e as transformações que podem surgir a partir dessa realidade.

Convidado a participar do dia da abertura do congresso, Feder compartilhou as medidas tomadas pela rede estadual paranaense, incluindo a plataforma Aula Paraná e o planejamento para o retorno às atividades presenciais. Além do secretário paranaense, também participam educadores e especialistas em educação como Heloísa Helena, Cristovam Buarque, Cipriano Luckesi, Maria Sílvia Bacila, entre outros.

Primeiros impactos da pandemia sobre a educação — “Fechamos as escolas no dia 20 de março de 2020, uma sexta-feira, e já na segunda-feira seguinte, dia 23, começamos a gravar as aulas. No dia 4 de abril, o Aula Paraná já estava no ar”, contou Feder. Ao professor Renato Casagrande, que conduziu o evento, ele apresentou a plataforma de aulas remotas criada para a rede estadual, comentando sobre como foram as gravações das videoaulas produzidas pela Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR) e como elas foram disponibilizadas aos estudantes.

Aulas virtuais ao vivo — As videoaulas gravadas pela Seed-PR e exibidas via YouTube, aplicativo Aula Paraná e TV aberta ao longo de 2020 deram espaço, em 2021, às aulas síncronas, ao vivo, por meio do Google Meet, conforme explicou Feder. “O aluno queria interagir, por isso, propusemos as aulas ao vivo, com cada professor interagindo com a sua turma. No primeiro semestre deste ano, chegamos a ter 190 mil aulas por dia”, afirmou. Além do investimento em recursos tecnológicos, o secretário destacou ainda a formação destinada aos professores, para que se preparassem para as aulas ao vivo.

Retorno às atividades presenciais — Durante a retomada das aulas presenciais, que acontece em quase todos os colégios da rede estadual neste momento, após o recesso de julho, o reforço tem um papel importante no cotidiano escolar, segundo o secretário. “Superada a questão do reforço, temos uma nova escola. Houve muito avanço em relação à tecnologia”, disse Feder aos participantes do congresso. O futuro da educação no Paraná, para ele, será integrado à tecnologia em sala de aula e no contexto educacional — o que acontece, por exemplo, em projetos como o Redação Paraná e o EduTech.