Reunião orienta sobre alimentação, materias e transporte escolar 20/04/2012 - 15:40

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio da Diretoria de Infraestrutura, Logística, Organização e Gestão (Dilog) da Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude), realizou na última semana a 1ª Reunião Técnica para orientar os Núcleos Regionais de Educação (NREs). Os assuntos abordados envolveram o gerenciamento da alimentação escolar, transporte escolar e o suprimento de materiais e equipamentos.

Segundo a diretora da Dilog, Marcia Stolarski, o encontro serve para atender com qualidade as diversas comunidades escolares paranaenses. “Além dos alunos que estudam em meio período, temos escolas que oferecem ensino em tempo integral, escolas agrícolas que funcionam em regime de internato, escolas rurais, escolas de educação especial. Por isso, antes de repassar o planejamento para 2012, proporcionamos um momento para ouvir as experiências dos núcleos com as contribuições que eles trazem para a melhoria sistema”, explicou.

O técnico Nilton Bitencourt, do NRE de Londrina, elogiou a troca de experiências proporcionada pela reunião. “Para exercemos um bom trabalho é fundamental compartilharmos nossas realidades. Percebi que as melhorias no sistema da alimentação escolar estão acontecendo em todo o Paraná. Estou levando boas ideias para pôr em prática quando voltar”, contou.

Dentre as questões discutidas, os alimentos da Agricultura Familiar receberam grande parte das atenções devido à abrangência do programa, que em 2011 atendia 906 escolas e hoje contempla 1.807 estabelecimentos. De acordo com Ana Paula de Oliveira, do NRE de Ponta Grossa, a Agricultura Familiar foi uma grata surpresa. “Eu acreditava que, ao receber os alimentos dos pequenos produtores, a escola deixaria de receber os gêneros da merenda convencional. Mas na verdade uma complementa a outra”, ressaltou.

Para a técnica no NRE de Guarapuava, Maria do Horto, a região vive uma realidade bem diferente em relação à alimentação escolar. “As escolas estão dizendo que estão muito bem servidas e que nunca tiveram tanta variedade de merenda”, disse.

ANÚNCIO - Durante o encontro com os representantes dos NREs, Márcia Stolarski informou que a partir deste ano a SEED vai começar a inserir no cardápio escolar, de forma experimental, carne congelada no lugar da carne enlatada. “Para isso estamos enviando aparelhos adequados para armazenar esse tipo de alimento nas escolas. Na primeira etapa, 62% dos estabelecimentos receberão freezers e 58%, refrigeradores”, contou.

GALERIA DE IMAGENS