SEED beneficia indígenas com ações nas escolas 08/05/2012 - 11:50

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) realiza por meio do programa Plano de Ações Articuladas (PAR) eventos de formação continuada para professores indígenas, produção de material didático e melhorias na infraestrutura para atender esta comunidade. Em 2011, estas ações foram intensificadas com a construção de 11 novas unidades escolares, em convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para a diretora do Departamento da Diversidade (Dedi), Luciane Fagundes, estas ações perpetuam a cultura e conservam as políticas públicas já existentes. “É importante a parceria entre Estado e União em prol do desenvolvimento das políticas públicas para a população indígena, favorecendo melhores condições estruturais e pedagógicas para estas comunidades paranaenses”, disse.

No inicio deste mês, foi inaugurada a Escola Estadual Indígena Araju Porã, na aldeia indígena Tekohá Itamarã, em Diamante do Oeste. Além desta escola, outras dez estão sendo construídas nos municípios de Cândido de Abreu, Espigão Alto do Iguaçu, Mangueirinha, Nova Laranjeiras, Palmas, São Jerônimo da Serra, São Miguel do Iguaçu, Tamarana e duas em Turvo. No total, o investimento chega a R$ 12 milhões nas novas escolas indígenas.

As políticas públicas de inclusão permitem não somente o respeito à diversidade, mas também a manutenção da cultura destes povos. Nas escolas indígenas do Paraná, os alunos aprendem os conteúdos previstos em currículo, mais a língua guarani e kaingang. Os professores são preferencialmente indígenas e estão em constante processo de capacitação.

GALERIA DE IMAGENS