Secretaria capacita funcionários contra preconceito 17/05/2013 - 09:27
A diversidade no universo das escolas estaduais de educação é tema de curso para cerca de 30 mil funcionários dos setores administrativos e de serviços gerais da rede estadual de educação. A Secretaria de Estado da Educação está fazendo a capacitação neste semestre para todas as escolas, em todos os Núcleos Regionais de Educação.
O curso, que faz parte do programa Formação em Ação, trabalha abordagens acolhedoras, inclusivas e respeitosas nos espaços escolares para evitar situações vexatórias e assegurar o direito à educação pública de qualidade para todos os estudantes, independente da orientação sexual, gênero, social e da origem étnico-racial.
“Os funcionários têm uma importância e uma responsabilidade muito grande pois também são educadores e participam da formação dos alunos”, disse a diretora do Departamento de Diversidade da Secretaria, Marli Francisca Perón. Ela lembrou ainda que os funcionários têm contato diário e diretor com os estudantes.
No Núcleo Regional de Curitiba as ações começaram nesta quarta-feira (15). Com uma média de 300 funcionários por evento, cerca de 3.000 funcionários participarão das oficinas na capital. “O curso amplia nossa visão e nosso modo de pensar. Quanto mais conhecemos, mais podemos combater o preconceito e a discriminação”, disse Roberta de Almeida, funcionária há 13 anos no Colégio Estadual Professora Dirce Celestino do Amaral.
Em Apucarana, as ações também já começaram e cerca de 900 funcionários participarão das 26 oficinas disponíveis. “A diversidade é um tema importante que faz parte do cotidiano das escolas. Todos devem entender as diferenças e saber respeitá-las”, destacou a chefe do Núcleo de Apucarana, Maria Onide Sardinha Maria Onilde.
GESTÃO - Os diretores e pedagogos das escolas também participam do Formação em Ação 2013, em temas que envolvem a gestão escolar. Entre os assuntos debatidos estão a importância do planejamento para atingir as metas do Plano de Gestão da escola e discussão sobre o regimento escolar. O evento é previsto em calendário escolar, portanto não afetará carga horária de aulas dos alunos.