Secretaria e TJ criam Programa Escolas Colaborativas 16/10/2019 - 12:00

Foi assinado nessa quarta-feira (16) o Protocolo de Intenções entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e o Tribunal de Justiça do Paraná para a criação do Programa Escolas Colaborativas, cujo objetivo é promover, por meio de ações articuladas, a cultura da paz e da não violência, começando pelo ambiente escolar.

O programa prevê ações articuladas para desenvolver habilidades sociais de convivência, diálogo, mediação de conflitos, comunicação não violenta e práticas restaurativas, prevenindo a violência nas escolas e difundindo métodos de resolução de conflitos consensuais e restaurativos.

“A ideia fundamental do Escolas Colaborativas é possibilitar o desenvolvimento de uma consciência e ética sociais que promova a compreensão de que há outras formas de solucionar diferenças e controvérsias que não por meio da violência e da violação de direitos”, explica o secretário da Educação e do Esporte Renato Feder.

ESCOLAS COLABORATIVAS – Alinhado aos propósitos da Unesco na transformação de uma cultura de guerra para uma cultura de paz e não violência, o Programa Escolas Colaborativas parte do papel fundamental das escolas nessa construção de uma sociedade mais justa, igualitária e pacífica. Nesse contexto, é começando pelas vivências nas escolas que os jovens têm a chance de aprender sobre como não reproduzir atitudes e discursos violentos – como o bullying, a homofobia, o racismo ou o preconceito socioeconômico.

PROTOCOLO DE INTENÇÕES – O acordo prevê um trabalho desenvolvido em parceria com os Núcleos Regionais de Educação para divulgar ações e programas de aperfeiçoamento da política de Justiça e a disseminação das técnicas de Justiça Restaurativa e de resolução de conflitos. As técnicas desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça não só promovem a cultura de paz, mas também evitam que o conflito tome proporções maiores e seja judicializado.