Secretaria realiza workshop sobre colaboração entre estado e municípios 05/07/2019 - 18:50
Como planejar ações para o regime de colaboração entre o estado e os municípios do Paraná para melhorar a aprendizagem dos estudantes: essa é a tônica do workshop realizado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, por meio do Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios, nessa quinta e sexta-feira (4 e 5).
“O aluno chega na rede municipal no berçário e no quinto ano do Ensino Fundamental ocorre esse rompimento e de repente ele não é mais aluno do município. Precisamos pensar nesse aluno do início ao fim da sua trajetória na Educação pública”, observa.
Ana Lucia Rodrigues, da UNCME, concorda. “Não é possível trabalhar separadamente cada uma das redes. A educação é uma só, o aluno é um só”, completou.
O encontro reuniu representantes das Secretarias Municipais de Educação, do Conselho Estadual de Educação, da Associação dos Municípios do Paraná e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação.
O secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, destacou a importância de estado e municípios desenvolverem políticas públicas de Educação juntos. “A Secretaria criou o Núcleo de Cooperação para viabilizar um espaço de troca de experiências e de construção de soluções junto com os municípios. O objetivo é unir esforços para garantir a alfabetização de todas as crianças e melhorar a qualidade das escolas”, disse.
De acordo com a coordenadora do Núcleo, Eliane Benato, o papel do Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios é o de promover a articulação com as redes municipais. "O foco é planejarmos juntos ações que contribuam para a melhoria da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental e o workshop, envolvendo vários segmentos, está sendo uma ótima oportunidade para a construção disso."
UNIÃO FAZ A FORÇA – Essa soma de esforços é consenso. Na avaliação de Elza Fagundes da Silva, do Conselho Estadual de Educação (CEE), a colaboração entre estado e municípios no desenvolvimento de ações e projetos para a área só vem a agregar valor às soluções e melhoria dos resultados.
“A parceria é sempre uma boa opção. Quando todos trabalhamos com o mesmo objetivo, há uma possibilidade maior de a implementação da política pública ser acertada. Se a política pública é desenvolvida sem a participação daqueles que, depois, lá na outra ponta, vão implementá-la, o risco de não alcançar os resultados planejados é maior”, avaliou.
Jacir Machado, da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), observa que, embora municípios e estado dividam a responsabilidade sobre a educação básica, a atuação de cada ente precisa ser colaborativa.
“Precisamos criar mecanismos para que essa parceria seja institucionalizada. Essa ação da Secretaria de Educação do Paraná vem atender a essa necessidade. Temos cerca de dois milhões de estudantes aos quais devemos garantir uma educação de qualidade em todas as etapas.”
FOCO NO ALUNO – Um dos eixos de trabalho do Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios da SEED é justamente desenvolver iniciativas que contribuam para a melhoria da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Para tanto, o Núcleo realiza uma série de ações, desde o diagnóstico das redes até a formação de técnicos nos Núcleos Regionais de Educação para apoiar os municípios, passando pela replicação das boas práticas da rede estadual, a exemplo da Prova Paraná, que foi disponibilizada para todos os municípios pela Secretaria.
Para a Secretária Municipal de Educação de Umuarama, Mauriza Meneguasso, as políticas públicas de Educação devem levar em consideração de que cada aluno é um aluno – seja na rede municipal, seja na estadual.
“O aluno chega na rede municipal no berçário e no quinto ano do Ensino Fundamental ocorre esse rompimento e de repente ele não é mais aluno do município. Precisamos pensar nesse aluno do início ao fim da sua trajetória na Educação pública”, observa.
Ana Lucia Rodrigues, da UNCME, concorda. “Não é possível trabalhar separadamente cada uma das redes. A educação é uma só, o aluno é um só”, completou.