Secretário Renato Feder se reúne com servidores da Rede Pública e fala em debate construtivo pela Educação 04/11/2020 - 18:11
Representantes da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) se reuniram na manhã de quarta-feira (04) para tratar de pautas relacionadas à Educação da Rede Estadual do Paraná. A Seed-PR foi representada pelo secretário Renato Feder e pelo diretor-geral da Secretaria, Gláucio Dias. Eles conversaram com membros da direção da APP-Sindicato, representantes da categoria e também da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas - Upes.
Durante a reunião, o secretário Feder mais uma vez ouviu as propostas da categoria que representa os servidores públicos da Educação, em questões como o edital de Processo Seletivo Simplificado (PSS) e sobre a consulta pública de implementação dos Colégios Cívico-Militares, entre outras pautas. A reunião aconteceu durante manifestação dos servidores públicos da Educação na manhã da quarta-feira (04/11), no Palácio das Araucárias, na capital paranaense.
Renato convidou a categoria ao processo de construção nesses assuntos, reforçando o caráter de diálogo com os servidores públicos. Feder respondeu às pontuações mencionando a intenção de melhoria nas condições de trabalho dos professores da Rede Estadual. Sobre o edital de PSS, os representantes da APP-Sindicato reforçaram a reunião envolvendo a Chefia da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, marcada para as 17 horas de quarta-feira (04).
Feder pontuou a necessidade da Rede em contar com os professores PSS para 2021. Ele também esclareceu que a intenção de realizar um concurso público para contratação de novos servidores públicos não aconteceu por causa da lei que suspendeu concursos públicos em 2020, em decorrência da pandemia do Covid-19. A Secretaria também esclareceu pontos do edital para pessoas do grupo de risco da Covid-19, reforçando que a prova será realizada seguindo rígidos protocolos de segurança.
Ainda na temática do edital PSS, foi explicado o funcionamento da classificação no processo e a escolha das aulas. O diretor-geral da Secretaria, Gláucio Dias, destacou a garantia da vaga aos professores que forem do grupo de risco.
O processo de consulta pública dos Colégios Cívico-Militares, ponto de divergência entre a Seed-PR e o sindicato, também foi amplamente debatido. A categoria pediu atenção e fiscalização por parte da Seed-PR ao processo ocorrido nas escolas indicadas para a consulta, e tanto o secretário quanto o diretor-geral pontuaram as questões legais que amparam o processo de implementação, bem como o anseio da comunidade como um todo pelo modelo cívico-militar.
O secretário Renato Feder esclareceu as diferenças entre o modelo cívico-militar e um processo de militarização. Ele se comprometeu com questões como a pluralidade e liberdade de pensamento dos estudantes e também em garantir um ambiente de segurança para as aulas nos colégios cívico-militares.
A reunião foi encerrada com o convite de Renato Feder para que a categoria caminhe junto à Secretaria da Educação e do Esporte na construção das pautas que beneficiam a educação paranaense. Ele também reforçou o compromisso com questões ligadas a melhores condições salariais e de trabalho para os professores do estado do Paraná.