Secretário visita escolas e conversa com diretores do NRE de Paranavaí 19/07/2019 - 17:30
O secretário da Educação e do Esporte do Paraná, Renato Feder, esteve nessa quinta-feira (18) no Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, e aproveitou para conhecer algumas escolas estaduais da região.
Durante as visitas, Feder pôde conversar com os diretores e profissionais das escolas sobre questões referentes aos projetos pedagógicos e de infraestrutura, bem como sobre as demandas das instituições. No fim do dia, o secretário se reuniu com os diretores do Núcleo para uma conversa sobre os trabalhos da Secretaria junto à rede.
REUNIÃO COM DIRETORES – A formação de professores deu a tônica da conversa. A proposta da Secretaria para essa área é focar em gestão em sala de aula, dando maior atenção a estratégias de como garantir uma boa aula e o engajamento dos alunos.
Outras questões abordadas em conversa com os diretores e funcionários do Núcleo, conforme demandas apresentadas pelos presentes, foram como reduzir a burocracia relacionada à utilização do Fundo Rotativo; como garantir a presença dos alunos na escola e utilizar os dados gerados pelo programa Presente na Escola para esse fim, e sobre projetos voltados à tecnologia em sala de aula.
“Esse momento de troca, de conversa direta, é muito positivo porque é a ´hora da verdade´. É a hora de conversar sobre o que precisamos melhorar na Educação do Paraná; de compartilhar as ações que têm alcançado resultados positivos em cada escola e de construir juntos soluções para os desafios da rede”, explicou Feder.
ESCOLAS – Acompanhado pelo chefe do Núcleo, Emerson Branco, Feder esteve nos Colégios Estaduais Adélia Rossi Arnaldi, São Vicente de Paula, Costa Monteiro, Marins, Curitiba e Leonel Franca. Em cada instituição, Feder conheceu as instalações, verificou a infraestrutura e conversou sobre as práticas pedagógicas da escola.
“Poder conhecer as escolas estaduais de cada Núcleo é sempre um aprendizado, pois cada escola tem sua história de desafios e de superação dessas dificuldades”, concluiu Feder.