Centro de Línguas Estrangeiras Modernas - Celem

O Centro de Línguas Estrangeiras Modernas - Celem é um espaço pedagógico para o ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM), Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) e Língua Brasileira de Sinais (Libras), com funcionamento nas instituições de ensino da rede estadual de ensino.

O Celem atualmente oferta cursos das Línguas Estrangeiras Modernas (LEM): Alemã, Espanhola, Francesa, Italiana, Japonesa, Mandarim, Polonesa e Ucraniana; Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Obs.: As ofertas variam de escola para escola.

Os cursos de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) e de Língua Brasileira de Sinais (Libras) são destinados aos estudantes da rede pública estadual de ensino, matriculados no Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos, num total de pelo menos 70% das vagas.

A oferta de vagas é estendida aos professores e funcionários em efetivo exercício de suas funções nas instituições de ensino da rede pública estadual de ensino, Seed e NRE, num total de até 10% das vagas, e também à comunidade, num total de até 20% das vagas.

O curso de Português para Falantes de Outras Línguas - PFOL será destinado, preferencialmente, a estudantes estrangeiros ou a migrantes de retorno, regularmente matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná, que não possuem nível de proficiência suficiente em Língua Portuguesa para a realização das atividades escolares.

As matrículas nos cursos são anuais, concomitantes ao período de matrícula escolar, e podem ser realizadas diretamente nas instituições de ensino com oferta de cursos do Celem.

Acesse a planilha.

(Para procurar, você pode usar o atalho Ctrl+F.)

Para mais informações, entre em contato com os técnicos do seu Núcleo Regional de Educação.

Acesse a lista.

(Para procurar, você pode usar o atalho Ctrl+F.)

Os cursos ofertados pelo Centro de Línguas Estrangeiras Modernas - Celem estão regulamentados pela Resolução nº 1.709/2018 - GS/Seed, de 19 de abril de 2018 e organizados conforme a Instrução nº 24/2017 - Sued/Seed, de 04 de dezembro de 2017.