Educação + Cultura

 
retângulo azul em degradê com as palavras Educação + Cultura

A importância da Cultura no processo de ensino se reflete, ao longo dos anos, na aprendizagem dos estudantes. Em sentido geral, a “Cultura” é a fonte que nutre a própria Educação, pois o processo de formar pessoas é fundamentado com base nas mais diversas áreas da vida. O desempenho escolar, por sua vez, ocorre tanto a partir do conhecimento com relação a assuntos teórico-práticos, alimentados dia após dia em sala de aula, quanto baseado nas vivências cotidianas mais rotineiras de cada indivíduo.

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No curso do desenvolvimento histórico, a relevância desse tema é objeto de estudo de vários pensadores. Vygotsky, pioneiro nas investigações sobre o desenvolvimento intelectual desde os primeiros anos da alfabetização, julga ser fundamental a presença da cultura no ambiente escolar. Afinal, ela nutre, socializa e fornece ideias para um aprendizado mais eficiente, criando formas especiais de comportamento, mudando o funcionamento da mente, e construindo degraus ascendentes no sistema de desenvolvimento humano.
Por isso, a cultura deve ser inserida de forma integrada ao currículo escolar, implementada através da percepção de cada professor com relação aos anseios dos estudantes, bem como da necessidade de temas emergentes. O desafio, portanto, é incorporar a cultura ao processo natural de aprendizagem.

Diante dessa premissa, a parceria entre “Educação e Cultura” revela uma fonte de riquezas inesgotável. E, para que todo esse contingente seja aproveitado pelos alunos da rede pública de educação do Paraná, disponibilizaremos material de forma regular, tanto em nosso site quanto em nossas redes sociais, a fim de complementar os conteúdos previamente estipulados. A ideia é apresentar ao público todo tipo de conteúdo cultural disponibiliza, em formato audiovisual.

Logo, trabalhando em sinergia, a partir da parceria entre Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) e a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, exploramos o caráter essencial dos elementos culturais incorporados à prática educacional. Tratando da relação de assuntos que já são parte da realidade dos estudantes, e dos pressupostos curriculares obrigatórios em sala de aula, apresentamos o tema da multiculturalidade, propondo reflexões que torna ainda mais produtiva a relação de ensino-aprendizagem.