100 mil profissionais da educação participam da Semana Pedagógica 15/02/2018 - 14:30
Cerca de 100 mil profissionais da educação se reúnem nessa quinta-feira (15) e sexta-feira (16) para o primeiro encontro da Semana Pedagógica. Nos encontros os profissionais vão debater e estudar questões pedagógicas e administrativas para o ano letivo. O segundo encontro acontece nos dias 26 e 27 de julho. Na próxima segunda-feira (19), mais de 1 milhão de alunos retornam à rotina escolar.
Nesses dois dias os profissionais trabalharão questões relacionadas ao planejamento escolar e as diretrizes curriculares. Já os agentes educacionais I e II vão estudar questões relacionadas ao trabalho coletivo na escola e resíduos sólidos. “A Semana Pedagógica é uma ótima oportunidade para discutir questões pertinentes do cotidiano escolar como as diretrizes pedagógicas e também os principais pontos da Base Nacional Comum Curricular”, disse a secretária da Educação, professora Ana Seres.
Um dos temas trabalhados na manhã dessa quinta-feira na Escola Estadual Dom Pedro II, em Curitiba, foi a relação entre a família e escola. A diretora Ruthi Mara Trentin destacou a importância da Semana Pedagógica para debater temas como que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem.
“Cada ano percebemos a importância desse convívio entre escola e família. Quando os familiares participam e interagem com a escola o rendimento dos alunos é melhor. Por isso é importante momentos como esse para debatermos e pensarmos em ações para fortalecer essa parceria”, disse.
A escola possui 12 funcionários e 50 professores que atendem 650 alunos do ensino fundamental. “Está sendo um momento tranquilo e proveitoso. Todos os professores estão com suas aulas distribuídas e estamos planejando ações para o novo ano letivo”, disse Ruthi.
A professora de Educação Física, Ana Claudia de Paula lembrou que a semana Pedagógica é importante para discutir as novidades antes de cada semestre. “A Semana Pedagógica é uma forma de introdução do semestre. Nós professores sempre estamos na expectativa das novidades, como o aplicativo para professores, por exemplo. Esses encontros servem para trocarmos informações sobre as novidades, planejamento e principalmente para encontrar os colegas da disciplina do período. Essa interação é muito importante”, disse Ana Claudia.