Agenda 21 Escolar é tema de encontro em Cornélio Procópio e Jacarezinho 28/10/2011 - 16:40
Alunos e professores dos municípios de Cornélio Procópio e Jacarezinho participaram, neste mês, do curso para implementação da Agenda 21 Escolar. O encontro teve como objetivo mobilizar e capacitar a comunidade escolar para atuar na gestão ambiental nos municípios.
Em Cornélio Procópio, o encontro foi realizado no Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva. De acordo com a técnica pedagógica do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, Clara Caetano de Farias, o evento proporcionou o debate sobre o uso correto dos recursos naturais na região. “Além das oficinas fizemos a visita de campo no Ribeirão Água das Araras que pertence a microbacia da nossa região”, informou.
No município de Jacarezinho, a comunidade escolar se reuniu na Escola Estadual Imaculada Conceição. “O encontro da Agenda 21 Escolar faz parte do trabalho para a melhoria da educação e do meio ambiente”, destacou a chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, Silvia Regina de Souza.
A Agenda 21 Escolar é um documento gerado a partir da Conferência Rio Eco-92 para implantação de condições ambientais sustentáveis para o planeta. Em cada município onde a Agenda 21 Escolar é implantada são discutidos temas ambientais com o conceito de sustentabilidade. Suas ações podem ser problematizadas a partir de diagnósticos levantados no entorno da escola.
Para a aluna Kelly Cristina Batista Bispo, 14 anos, estudante do 9º ano, do Colégio Estadual Marques dos Reis, de Jacarezinho, o meio ambiente faz parte do cotidiano de todos, e deve haver mobilização de todos para que não ocorra degradação dos rios. “O evento foi uma iniciativa inovadora para conhecermos mais sobre o meio ambiente. É uma maneira dos alunos terem mais seriedade no que fazem e passarem a cuidar mais do espaço em que vivem, principalmente na preservações das nascentes dos rios", disse a estudante.
Mais de 200 pessoas nos dois municípios participaram das palestras, oficinas de Manejo de Solos e Águas, Segurança Alimentar, Agroecologia, Educomunicação, Saneamento Básico Rural, Cartografia Digital e visitas de campo.
No próximo mês, o encontro ocorre nos municípios de Curitiba e da Fazenda Rio Grande.