Alunos aprendem importância da preservação ambiental 01/08/2011 - 17:30

Aula de Educação Ambiental

Alunos de dois colégios estaduais do Paraná passaram a realizar atividades ecológicas esse ano. No Colégio Estadual Ovande do Amaral, em Rio Negro, os mais de 760 estudantes e a comunidade escolar participam de uma gincana mensal, recolhendo material reciclável. Já no Colégio Estadual Cianorte os 90 alunos da 5.ª série apresentaram em junho o projeto Falando sobre o Meio Ambiente para a comunidade escolar. Os alunos falaram sobre a importância da preservação do meio ambiente e distribuíram um folder que tratava sobre o assunto.
O objetivo das atividades é conscientizar os estudantes e a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente, mostrando para eles que todos são responsáveis pela natureza. “Os alunos tiveram um aprendizado sobre bem estar, equilíbrio e felicidade. Elas perceberam que não podemos continuar tendo atitudes erradas que comprometam cada vez mais nosso futuro”, contou a diretora do colégio de Cianorte, Jane Lopes Gaspar Niquele.
A aprendizagem ambiental não se limita apenas aos alunos. Eles estimulam as famílias a realizar ações de preservação da natureza, como separar o lixo. “Com isso, nós queremos que os alunos levem a conscientização ambiental para a família, para que eles criem o hábito de dar o destino correto ao lixo. Assim, aos poucos, tentamos realizar uma transformação social”, explicou a pedagoga Regina Célia Mendes do colégio Ovande do Amaral.
A aluna da 5.ª série Jhordane Farina, do Colégio Estadual Cianorte, mostrou que aprendeu a lição. “É importante falar de meio ambiente não só na escola, mas também em casa e com os amigos. Mas não podemos só falar, temos que agir. Se cada um fizer a sua parte, estaremos contribuindo cada vez mais para um mundo melhor”, disse. Jhordane escreveu uma das frases selecionadas para o folder distribuído na apresentação do projeto.
O projeto Falando sobre Meio Ambiente apresentado à comunidade escolar do Colégio Estadual Cianorte está na terceira edição. O projeto prevê a realização de atividades com os alunos da 5.ª série, que pesquisam sobre o tema e escrevem textos. Nesse semestre, o resultado do trabalho foi o folder distribuído.
O material reciclável recolhido pelos alunos do Colégio Estadual Ovande do Amaral é vendido e o dinheiro arrecadado é usado na compra de livros e material didático. Além disso, os alunos participam do Programa de Coleta de Óleos Saturados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). O óleo usado dado pelos alunos é transformado em biodiesel.