Alunos de Cascavel montarão drones para feira 22/04/2014 - 08:31

Alunos e representantes da comunidade escolar poderão mostrar talento científico no Primeiro Desafio de Robótica, organizado pelo Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, em Cascavel, na região Oeste do Estado. Os trabalhos serão divididos em três categorias, com premiação para os primeiros colocados e certificado de participação. A competição acontece no dia 28 de maio.

Além de reunir trabalhos de estudantes de diferentes escolas da região, a exposição serve para que a comunidade conheça o curso e as ações que são desenvolvidas na escola. Para o coordenador do curso de eletrônica, Gelson Leandro Kaul, essa também é uma oportunidade para que ex-alunos voltem à escola e troquem experiências com os novos estudantes. “Além da competição sadia é uma oportunidade de interação entre escola e comunidade”, diz.

A competição será dividida nas modalidades de robô autônomo, seguidor de trilho, robô autônomo para corrida em cabo e circuito com drone/helicóptero controlado por rádio. Cada equipe será composta por até quatro integrantes. Todos os competidores receberão um certificado de participação.

No mesmo dia a escola vai promover uma mostra do resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos relacionados a energias sustentáveis. Os trabalhos foram apresentados na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Ficiências) que aconteceu no município de Foz do Iguaçu nos anos de 2012 e 2013.

De acordo com Gelson, a competição também faz parte da agenda do Conselho Cultivando Água Boa de Cascavel, que busca demonstrar novas tecnologias sustentáveis. “É uma oportunidade para que a comunidade também conheça novas fontes de energias sustentáveis que são desenvolvidas pelos alunos aqui na escola”, afirma.

Maria Caroline Cordeiro, 18 anos, concluiu o curso técnico em informática em 2013. Antes de se formar Maria participou de várias feiras e mostras de ciências nacionais e internacionais. A primeira participação aconteceu na Feira Internacional de Ciências e Engenharia e serviu para ex-aluna trocar experiências e conhecimentos com colegas de outras cidades e países. “Foi muito gratificante e proveitoso porque tivemos a oportunidade de conhecer vários projetos diferentes e trocar experiências com alunos de outros países”, lembra Maria que participou com o projeto de medidor de umidade do solo.

Na segunda participação, Maria e o também ex-aluno Matheus Bogo Polidório ficaram em terceiro lugar com o projeto de produção de álcool combustível a partir de uva-japão na modalidade de ciências exatas e da terra. “O nível de competição era muito alto e para nós foi uma surpresa muito boa ter ficado entre os primeiros colocados”, recorda. Maria participou ainda da Feira Internacional do Google do Programa Jovem Cientistas, também em 2013 com o mesmo projeto.

As inscrições para o Desafio de Robótica podem ser feitas pelo site: www.ceepcascavel.com.br

GALERIA DE IMAGENS