Alunos de assentamento aprendem informática no contraturno 04/09/2014 - 13:20

O curso de informática e ensino de tecnologia é um dos mais procurados no contraturno do Colégio Estadual do Campo Ireno Alves dos Santos, em Rio Bonito do Iguaçu (Centro-Sul). No projeto, muitos dos alunos têm o primeiro contato com o computador, internet e outras tecnologias.

São 25 alunos matriculados no projeto, que têm quatro aulas de informática nas segundas-feiras no período da tarde. Pela manhã os estudantes têm as aulas regulares e a tarde acessam um mundo novo pela internet do laboratório da escola.

O aluno Romualdo Dutra, de 14 anos, do 1º ano, não conseguia nem digitar no teclado do computador quando começou o curso no início do ano. Agora já domina a máquina e tem familiaridades com termos técnicos da informática.

“Gosto do curso, o professor ensina a gente a mexer no computador. Não tenho computador em casa e não tinha como aprender. O curso nos ajuda bastante”, disse Romualdo. Ele pretende continuar estudando informática. O colégio fica dentro do assentamento Ireno Alves dos Santos, considerado um dos maiores da América Latina com 1.600 famílias.

O curso de informática funciona há quatro anos no colégio e é um dos mais procurados pelos alunos. “O curso é bom porque aprendemos coisas novas”, disse o aluno Bruno Cezar Oliveira da Cunha, de 18 anos. O professor de informática Leandro Marcelo Damian explica que o objetivo do curso é dar um primeiro contato dos alunos com a informática.

“Aqui é uma realidade de pessoas carentes, dentro de um assentamento. Muitos dos alunos não têm um computador em casa e o acesso à informática muito menos. O único momento que os estudantes têm o contato com essa tecnologia é aqui no colégio. Essa é uma oportunidade para eles”, explicou o professor Leandro Damian.