Alunos irão monitorar qualidade da água de Foz do Iguaçu 14/05/2014 - 07:49

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) iniciou nova etapa do projeto "Sustentabilidade da Escola ao Rio" em Foz do Iguaçu. Criado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), o projeto será desenvolvido no Colégio Estadual Flávio Warken e a área de atuação será a bacia do Córrego Brasília, na Região Norte da cidade.

De acordo com a assistente social Edvane de Oliveira dos Santos Amaral, o projeto busca mobilizar a comunidade escolar para o desenvolvimento de ações de educação socioambiental em rios urbanos. "Para este ano, as ações serão concentradas na região onde a empresa está implantando sistema de esgotamento sanitário", explica.

PRIMEIRAS COLETAS - Para marcar o início do trabalho, os alunos do 2.º ano do ensino médio percorreram nesta segunda-feira (12) as margens do Córrego Brasília e já realizaram as primeiras coletas de água para análise. Ao longo do ano, eles farão outras coletas para monitorar a qualidade da água do córrego. Cerca de 43 estudantes participam das atividades.

O cronograma do projeto prevê, ainda, a realização de palestras sobre bacias hidrográficas e os tipos de contaminação de recursos hídricos, plantio de árvores e um seminário para a apresentação dos resultados de todas as atividades.

PROJETO – Este é o segundo ano em que a Sanepar, com apoio da Ssecretaria da Educação e da Unilivre incentiva alunos do ensino médio a participarem de atividades de proteção de mananciais. Em Foz do Iguaçu, no ano passado, o projeto foi desenvolvido com os alunos do Colégio Estadual Pioneiros e o manancial monitorado foi o Arroio Sanga Romão. Além das análises de água, os estudantes promoveram limpeza das margens do rio e atividades de conscientização com a comunidade.

GALERIA DE IMAGENS