Alunos participam de Conferência Nacional de Meio Ambiente 06/12/2013 - 12:40
A delegação paranaense, composta de 27 estudantes de escolas estaduais, participou da 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que aconteceu em Brasília, no último mês. Durante cinco dias, foram apresentados quatro projetos desenvolvidos nas escolas com assuntos envolvendo os quatro elementos da natureza (terra, fogo água e ar) e com orientação dos professores. Os delegados também participaram de oficinas, danças circulares, jogos cooperativos e facilitação gráfica.
A participação dos alunos na conferência possibilitou uma aprendizagem mais efetiva, além de troca de experiências com outros estudantes de todo o Brasil. “Foi muito importante à aprendizagem com projetos ambientais e a interação com estudantes de outras realidades pedagógicas e culturais durante a exposição dos projetos”, contou a técnica pedagógica da equipe de Educação Ambiental da Secretaria da Educação, Solange Vieira.
Os projetos que representaram o Paraná foram: “Ar, qualidade de vida na escola sustentável”, do Colégio Estadual Professor Aídes Nunes da Silva, em Congonhinhas; “Salve o Rio Piquiri”, da Escola Estadual do Campo Padre Antônio Vieira, em Francisco Alves; “Num dia caixa de leite, no outro cortina”, do Colégio Estadual Unidade Polo, em Campo Mourão; e “Reduzir o lixo: escola e comunidade sustentável”, do Colégio Estadual do Campo Rui Barbosa, em Campo Mourão.
Os projetos tinham que ser viáveis e próximos á realidade em que a escola está inserida. Em Campo Mourão, os alunos do Unidade Polo confeccionaram uma cortina feita com embalagens de longa vida como forma de absorver calor. “A sala era muito quente por causa do sol e as cortinas de pano, pouco ajudavam. Com a ideia da professora e posto em prática pelos alunos, a sala ficou mais fresca e arejada”, explicou a estudante Izabela Queiroz de Almeira, 12 anos, do 6º ano.
A conferência trabalhou este ano como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis” a partir de projetos de ação selecionados na etapa estadual, utilizando metodologias e processos de educomunicação.
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é um projeto que trabalha com aspectos da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, para as etapas sucessivas.
Podem participar alunos de escolas que ofertam o ensino fundamental, públicas e privadas, urbanas e rurais, de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural. O grande desafio dos estudantes é mobilizar toda a comunidade escolar.
A conferência é uma proposta do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ministério da Educação (MEC).
A participação dos alunos na conferência possibilitou uma aprendizagem mais efetiva, além de troca de experiências com outros estudantes de todo o Brasil. “Foi muito importante à aprendizagem com projetos ambientais e a interação com estudantes de outras realidades pedagógicas e culturais durante a exposição dos projetos”, contou a técnica pedagógica da equipe de Educação Ambiental da Secretaria da Educação, Solange Vieira.
Os projetos que representaram o Paraná foram: “Ar, qualidade de vida na escola sustentável”, do Colégio Estadual Professor Aídes Nunes da Silva, em Congonhinhas; “Salve o Rio Piquiri”, da Escola Estadual do Campo Padre Antônio Vieira, em Francisco Alves; “Num dia caixa de leite, no outro cortina”, do Colégio Estadual Unidade Polo, em Campo Mourão; e “Reduzir o lixo: escola e comunidade sustentável”, do Colégio Estadual do Campo Rui Barbosa, em Campo Mourão.
Os projetos tinham que ser viáveis e próximos á realidade em que a escola está inserida. Em Campo Mourão, os alunos do Unidade Polo confeccionaram uma cortina feita com embalagens de longa vida como forma de absorver calor. “A sala era muito quente por causa do sol e as cortinas de pano, pouco ajudavam. Com a ideia da professora e posto em prática pelos alunos, a sala ficou mais fresca e arejada”, explicou a estudante Izabela Queiroz de Almeira, 12 anos, do 6º ano.
A conferência trabalhou este ano como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis” a partir de projetos de ação selecionados na etapa estadual, utilizando metodologias e processos de educomunicação.
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é um projeto que trabalha com aspectos da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, para as etapas sucessivas.
Podem participar alunos de escolas que ofertam o ensino fundamental, públicas e privadas, urbanas e rurais, de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural. O grande desafio dos estudantes é mobilizar toda a comunidade escolar.
A conferência é uma proposta do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ministério da Educação (MEC).














