Alunos participam de aula prática em reserva ambiental 19/08/2014 - 16:00
Alunos do 6° e 7° anos do ensino fundamental do Colégio Estadual Emílio de Menezes, em Japurá, no Noroeste do Estado, participaram de uma atividade pedagógica diferenciada. Depois de aprender em sala de aula questões sobre preservação ambiental, os estudantes foram até a reserva ecológica de Caraguatatiba, em São Manoel do Paraná, para realizar uma pesquisa de campo.
Um dos objetivos do trabalho foi proporcionar aos alunos o contato direto com o meio ambiente para que eles possam ver na prática a importância da preservação ambiental e os danos que a poluição pode causar à natureza. “Enquanto a professora explicava, nós podíamos observar e conhecer as árvores e plantas nativas da nossa região. Foi interessante porque assim não ficamos presos apenas às imagens dos livros”, contou a aluna Aranay Santos Ribeiro, 11 anos.
Para a professora de Ciências, Eliane Gonçalves, a atividade prática permite que os alunos, que estudam em tempo integral, absorvam os conteúdos de maneira mais participativa e dinâmica. “Como os alunos passam mais tempo na escola, é possível realizar outras atividades para complementar o conteúdo e ajudar na aprendizagem”, explicou.
Todo o trajeto feito pelos alunos foi acompanhado por um guia da própria reserva e pelos professores. Durante o passeio os estudantes tiveram contato puderam tirar dúvidas sobre fauna e a flora da região. A visita serviu ainda para a conscientização da preservação ambiental e para a promoção de hábitos conscientes de consumo que podem contribuir para o meio ambiente.
Um dos objetivos do trabalho foi proporcionar aos alunos o contato direto com o meio ambiente para que eles possam ver na prática a importância da preservação ambiental e os danos que a poluição pode causar à natureza. “Enquanto a professora explicava, nós podíamos observar e conhecer as árvores e plantas nativas da nossa região. Foi interessante porque assim não ficamos presos apenas às imagens dos livros”, contou a aluna Aranay Santos Ribeiro, 11 anos.
Para a professora de Ciências, Eliane Gonçalves, a atividade prática permite que os alunos, que estudam em tempo integral, absorvam os conteúdos de maneira mais participativa e dinâmica. “Como os alunos passam mais tempo na escola, é possível realizar outras atividades para complementar o conteúdo e ajudar na aprendizagem”, explicou.
Todo o trajeto feito pelos alunos foi acompanhado por um guia da própria reserva e pelos professores. Durante o passeio os estudantes tiveram contato puderam tirar dúvidas sobre fauna e a flora da região. A visita serviu ainda para a conscientização da preservação ambiental e para a promoção de hábitos conscientes de consumo que podem contribuir para o meio ambiente.










