Alunos podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Química Júnior 25/07/2011 - 08:00

Cartaz da Olimpíada de Química

Estudantes da 8ª e da 9ª série do ensino fundamental das redes estadual e particular de ensino ainda podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQjr). As inscrições vão até 15 de agosto, e devem ser feitas pelo representante da escola na OBQjr, que pode ser um professor ou coordenador da escola. O objetivo da competição é estimular o interesse pelas Ciências Exatas nos jovens e assim descobrir novos talentos, além de contribuir para o ensino e para o aprendizado.
A OBQjr é dividida em duas fases. A primeira fase não tem limite de inscrições e será realizada em 27 de agosto, em âmbito escolar. Já na segunda fase, que será no dia 1º de outubro, participam os alunos com melhor classificação no conjunto de todas as notas até o limite de 15% do total de participantes na primeira fase. Para ter acesso ao regulamento e ao programa da competição, acesse www.obq.ufc.br/OBQjr.htm .
Os estudantes que conquistarem medalhas de ouro, prata ou bronze após a segunda fase da OBQjr estão automaticamente classificados como representantes do estado na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) Modalidade A, que acontecerá no ano seguinte.
Para inscrever os alunos na competição, a escola deve ser cadastrada no Programa Nacional de Olimpíadas de Química, o que pode ser feito em www.obquimica.org. O cadastro do representante de cada escola é feito no mesmo site. Após o cadastro, o representante pode inscrever os estudantes que desejam participar. A inscrição deve ser feita através do Sistema OBQSYS, disponível no site www.obquimica.org .
A Olimpíada Brasileira de Química Júnior acontece desde 2008 e é realizada anualmente pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pela Associação Brasileira de Química (ABQ).