Arns participa de audiência jovem em Curitiba 18/11/2011 - 14:30

Encontro permitiu a estudantes oportunidade de expor ideias e de aproximação com o poder público.

 

Foto: José Fernando Ogura/Vice-governadoria


O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, participou nessa sexta-feira (18) da Audiência Pública Jovem com 200 alunos das escolas públicas e especiais de Curitiba. O encontro aproxima o poder público dos estudantes para que possam esclarecer dúvidas e propor sugestões para a melhoria do cotidiano escolar.

Durante o encontro foram abordados temas como a segurança escolar, esporte, cultura, primeiro emprego, política de sustentabilidade, Copa do Mundo no Brasil, drogadição, metrô, entre outros. Arns enfatizou a importância da participação conjunta da sociedade com o poder público. “Nós todos temos que nos esforçar para promover a inclusão social e cidadã”, disse o secretário.

Arns ainda reforçou o trabalho conjunto entre governo municipal, estadual e federal, além do papel desenvolvido pela comunidade escolar na melhoria da educação. “A educação não acontece apenas dentro da escola. Nós precisamos trabalhar juntos para construirmos uma escola de qualidade”, disse. O secretário também destacou a importância das atividades de contraturnos para melhorar a educação no estado.

De acordo com a professora de Língua Portuguesa, Aline Valente, do Colégio Estadual Arlindo Vieira, esse tipo de encontro é importante para promover a participação dos alunos dentro da sociedade e incentivar o censo crítico. “É importante para a formação cultural, e política deles, pois incentiva a participação dos jovens na sociedade”, disse.

O debate foi realizado em duas etapas. Na primeira, cada escola teve direito de escolher um representante para fazer as perguntas. Na segunda, foi aberto uma rodada de perguntas aleatórias. “É importante esse espaço para mostrarmos nossas ideias”, contou a aluna Ester Luisa Morais Cordeiro, 17 anos, do 2ª ano do Colégio Estadual Arlindo Vieira.

Para a estudante Camylla Graboski, 16 anos, do 2ª ano do ensino médio, do Colégio Estadual Paulo Gomes, historicamente, os estudantes brasileiros foram atuantes na sociedade. “É importante termos um momento para mostrar ao poder público o que pensamos e o que somos”, afirmou.

Também participaram do encontro o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, o chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Maurício Pastor dos Santos, a secretária da Educação de Curitiba, Liliane Sabbag e o secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Marcello Richa.

 

GALERIA DE IMAGENS