Aulas de treinamento incentivam a prática de esportes 09/12/2014 - 15:30
Mais de 1.130 colégios da rede estadual oferecem, desde o ano passado, aulas especializadas de treinamento esportivo no contraturno. Ao todo, são 36.574 alunos que participam de 18 modalidades esportivas que integram os Jogos Escolares. O projeto foi implantado pela Secretaria da Educação para atender estudantes de 11 a 17 anos.
Em Cascavel, a prática esportiva não ficou restrita à quadra da escola. Nos meses de setembro e outubro, cerca de 20 alunas do projeto participaram da Primeira Liga Impulsão de Vôlei – Sub 14 Feminino, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em parceria com a Ecocataratas. Os jogos contaram com a participação de 180 atletas, de 11 colégios públicos e privados.
Participaram dos jogos os colégios estaduais Costa e Silva, Eleodoro Ébano Pereira, Wilson Joffre, São Cristóvão, Horácio Ribeiro dos Reis, Carmelo Perrone e José Ângelo Baggio Orso.
A aluna Júlia Cristina Ribeiro, do Colégio Estadual Horácio Ribeiro dos Reis, afirmou que valeu à pena o esforço. “Não fomos campeãs da Liga, mas foi bom participar porque aprendi a trabalhar em grupo. Eu era capitã do time e tive que incentivar as minhas amigas a jogarem, mesmo quando estávamos perdendo. O importante é nunca desistir. Aprender a ter perseverança irá ajudar no futuro”. Júlia Cristina disse ainda que só aprendeu a jogar vôlei depois que começou a frequentar as aulas especializadas e que está animada para participar de novas competições.
Segundo a professora que coordena a equipe, Silvana Aparecida Cherone da Luz, o treinamento envolve tática e técnica, respeitando a individualidade das alunas. Para Silvana, a participação em campeonatos reforça o aprendizado. “É uma possibilidade de ampliar as experiências e fazer com que elas acreditem em seus potenciais e no trabalho em grupo. Além disso, o reconhecimento de erros e acertos faz parte dos resultados”, falou.
Em Curitiba, alunos do Colégio Estadual Francisco Zardo se destacam em competições de badminton. São 50 alunos que treinam sob orientação do professor Vladimir Rodrigues da Silva e vem conquistando medalhas na modalidade.
Os irmãos e Leonardo Ferreira são um exemplo. Júlia já conquistou bronze nas categorias Estadual e Individual nos Jogos Escolares e obteve o terceiro lugar geral nos Jogos da Juventude.
Leonardo conquistou o primeiro lugar na categoria Dupla masculina Sub-15 e o segundo lugar na categoria Simples da 3ª Etapa do Circuito Estadual, que aconteceu em novembro no município de Cascavel.
Júlia optou pelo esporte por ainda não ser muito comum. A aluna, que já recebeu 24 medalhas, relatou que antes era mais nervosa. “O badminton ajuda a pensar rápido, a usar estratégias para resolver problemas. Isso ajuda em outras situações do dia a dia”. Leonardo complementa: “O esporte ajuda tanto na parte física quanto psíquica”. O aluno segue os caminhos da irmã: já coleciona 11 medalhas e um troféu.
A mãe, Valdirene Lúcio dos Santos, assina em baixo sobre os benefícios da prática esportiva. “Eles ficaram mais responsáveis, organizados e dedicados aos estudos”. Valdirene falou ainda sobre as boas relações propiciadas pelo esporte. “Além de ser uma prática saudável, forma boas amizades”.
A aluna Katlyn Casara também foi destaque na competição. Ela foi vice-campeã na categoria Simples Sub-15 feminino da 3ª Etapa do Circuito Estadual e conquistou ouro na 1ª e 2ª etapa do Circuito. Katlyn é ainda a primeira colocada no ranking estadual na categoria feminina Sub-15.
“Essas conquistas só foram possíveis graças às aulas de treinamento”, afirmou Vladimir, que citou a possibilidade de ser bolsista do Top Escolar, como é o caso da Júlia. O programa objetiva identificar, valorizar e qualificar os talentos esportivos do Paraná.
Ele comentou ainda sobre as dificuldades em treinar, pelo fato de a quadra ser aberta e o vento atrapalhar o direcionamento da peteca. “O esporte é superação”, afirmou o professor, que considera as aulas como uma forma de ação social. “Muitos pais fazem questão que os filhos continuem a se dedicar ao esporte, por favorecer a interação e a sociabilidade”.
Segundo Atagildo Costa Errestorss Júnior, professor de futsal do Colégio Estadual Presidente Vargas, em Telêmaco Borba, a prática esportiva diminui a evasão escolar. “Os alunos passam a frequentar mais o colégio e há uma melhora nas relações interpessoais”. Visão compartilhada pelo professor Marcelo Mallol, do Colégio Estadual Polivalente de Curitiba. Marcelo é o responsável por treinar 25 alunos em futsal e acredita que a prática esportiva potencializa competências essenciais para o exercício da cidadania. “O aluno desenvolve liderança, torna-se mais disciplinado e comprometido com o próximo, mais responsável e determinado”.
A equipe de futsal obteve a melhor colocação dentre os colégios estaduais em campeonatos paranaenses e conquistou prata nos Jogos Escolares do Paraná. O aluno Matheus Correia, que há dois anos pratica a modalidade, relatou que as aulas especializadas evitam que o aluno fique na rua e ande com más companhias. “O esporte tira o aluno do ócio”, afirmou.
No colégio, os alunos de vôlei treinados pela professora Carla Mara de Jesus também são destaques em campeonatos. Por dois anos, eles levaram ouro na categoria Pré-mirim masculina dos Jogos Escolares de Curitiba e na categoria Mirim masculina em 2013.
Ente os alunos que se destacam está Luan Chagas Vejam. Ele, que começou a jogar vôlei por incentivo dos pais, já foi convidado a integrar a equipe do Paraná Clube. Dois outros alunos também foram convidados a participar dos treinos do Clube Santa Mônica: Maria Eduarda Rosa Reway e João Antônio Rodrigues Mota.
Para Evanir Rodrigues, mãe de João Antônio, o esporte desvia o interesse do jovem em praticar atos errados. “O foco são as competições e o aprimoramento. Além disso, amplia a visão de mundo e melhora a saúde”. Já para o filho, a prática esportiva o deixou mais desinibido. “Fiquei mais alegre e fiz novas amizades. Antes, eu era muito tímido”, comentou.
Carla atende em média 40 alunos e exige disciplina nos treinos. Segundo ela, os resultados do esporte na vida dos alunos são visíveis. “Eles se sentem valorizados e melhora a coordenação motora, o cognitivo e a afetividade”.
Os alunos Felipe Farias e Milena Oliveira Francisco concordam. “Damos mais valor ao tempo e nos aproximamos da família, dialogamos mais”, relatou Felipe. Milena também acredita que a atividade esportiva acalma e apontou o condicionamento físico como ponto positivo.
“O esporte proporciona a formação integral do indivíduo e ajuda na tomada de decisões”, afirmou o diretor do colégio, Ronaldo Rodrigues Mello. Segundo ele, os alunos que participam das aulas de treinamento esportivo se envolvem mais com assuntos escolares e ajudam na preservação do espaço. “Esses alunos se reconhecem como integrantes do meio”. O colégio oferece ainda aulas especializadas de handebol e atletismo.
PROJETO – A iniciativa propicia a descoberta de novos talentos esportivos nas modalidades ofertadas: atletismo, badminton, basquetebol, bocha, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, golf 7, handebol, lutas, judô, natação, skate, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
De acordo com Aluízio da Rosa, técnico pedagógico do Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação, o objetivo dessas aulas é promover a prática esportiva escolar e fomentar a educação. “O esporte agrega valores positivos, éticos, morais e sociais, além de promover a qualidade de vida dos alunos”.
Em Cascavel, a prática esportiva não ficou restrita à quadra da escola. Nos meses de setembro e outubro, cerca de 20 alunas do projeto participaram da Primeira Liga Impulsão de Vôlei – Sub 14 Feminino, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em parceria com a Ecocataratas. Os jogos contaram com a participação de 180 atletas, de 11 colégios públicos e privados.
Participaram dos jogos os colégios estaduais Costa e Silva, Eleodoro Ébano Pereira, Wilson Joffre, São Cristóvão, Horácio Ribeiro dos Reis, Carmelo Perrone e José Ângelo Baggio Orso.
A aluna Júlia Cristina Ribeiro, do Colégio Estadual Horácio Ribeiro dos Reis, afirmou que valeu à pena o esforço. “Não fomos campeãs da Liga, mas foi bom participar porque aprendi a trabalhar em grupo. Eu era capitã do time e tive que incentivar as minhas amigas a jogarem, mesmo quando estávamos perdendo. O importante é nunca desistir. Aprender a ter perseverança irá ajudar no futuro”. Júlia Cristina disse ainda que só aprendeu a jogar vôlei depois que começou a frequentar as aulas especializadas e que está animada para participar de novas competições.
Segundo a professora que coordena a equipe, Silvana Aparecida Cherone da Luz, o treinamento envolve tática e técnica, respeitando a individualidade das alunas. Para Silvana, a participação em campeonatos reforça o aprendizado. “É uma possibilidade de ampliar as experiências e fazer com que elas acreditem em seus potenciais e no trabalho em grupo. Além disso, o reconhecimento de erros e acertos faz parte dos resultados”, falou.
Em Curitiba, alunos do Colégio Estadual Francisco Zardo se destacam em competições de badminton. São 50 alunos que treinam sob orientação do professor Vladimir Rodrigues da Silva e vem conquistando medalhas na modalidade.
Os irmãos e Leonardo Ferreira são um exemplo. Júlia já conquistou bronze nas categorias Estadual e Individual nos Jogos Escolares e obteve o terceiro lugar geral nos Jogos da Juventude.
Leonardo conquistou o primeiro lugar na categoria Dupla masculina Sub-15 e o segundo lugar na categoria Simples da 3ª Etapa do Circuito Estadual, que aconteceu em novembro no município de Cascavel.
Júlia optou pelo esporte por ainda não ser muito comum. A aluna, que já recebeu 24 medalhas, relatou que antes era mais nervosa. “O badminton ajuda a pensar rápido, a usar estratégias para resolver problemas. Isso ajuda em outras situações do dia a dia”. Leonardo complementa: “O esporte ajuda tanto na parte física quanto psíquica”. O aluno segue os caminhos da irmã: já coleciona 11 medalhas e um troféu.
A mãe, Valdirene Lúcio dos Santos, assina em baixo sobre os benefícios da prática esportiva. “Eles ficaram mais responsáveis, organizados e dedicados aos estudos”. Valdirene falou ainda sobre as boas relações propiciadas pelo esporte. “Além de ser uma prática saudável, forma boas amizades”.
A aluna Katlyn Casara também foi destaque na competição. Ela foi vice-campeã na categoria Simples Sub-15 feminino da 3ª Etapa do Circuito Estadual e conquistou ouro na 1ª e 2ª etapa do Circuito. Katlyn é ainda a primeira colocada no ranking estadual na categoria feminina Sub-15.
“Essas conquistas só foram possíveis graças às aulas de treinamento”, afirmou Vladimir, que citou a possibilidade de ser bolsista do Top Escolar, como é o caso da Júlia. O programa objetiva identificar, valorizar e qualificar os talentos esportivos do Paraná.
Ele comentou ainda sobre as dificuldades em treinar, pelo fato de a quadra ser aberta e o vento atrapalhar o direcionamento da peteca. “O esporte é superação”, afirmou o professor, que considera as aulas como uma forma de ação social. “Muitos pais fazem questão que os filhos continuem a se dedicar ao esporte, por favorecer a interação e a sociabilidade”.
Segundo Atagildo Costa Errestorss Júnior, professor de futsal do Colégio Estadual Presidente Vargas, em Telêmaco Borba, a prática esportiva diminui a evasão escolar. “Os alunos passam a frequentar mais o colégio e há uma melhora nas relações interpessoais”. Visão compartilhada pelo professor Marcelo Mallol, do Colégio Estadual Polivalente de Curitiba. Marcelo é o responsável por treinar 25 alunos em futsal e acredita que a prática esportiva potencializa competências essenciais para o exercício da cidadania. “O aluno desenvolve liderança, torna-se mais disciplinado e comprometido com o próximo, mais responsável e determinado”.
A equipe de futsal obteve a melhor colocação dentre os colégios estaduais em campeonatos paranaenses e conquistou prata nos Jogos Escolares do Paraná. O aluno Matheus Correia, que há dois anos pratica a modalidade, relatou que as aulas especializadas evitam que o aluno fique na rua e ande com más companhias. “O esporte tira o aluno do ócio”, afirmou.
No colégio, os alunos de vôlei treinados pela professora Carla Mara de Jesus também são destaques em campeonatos. Por dois anos, eles levaram ouro na categoria Pré-mirim masculina dos Jogos Escolares de Curitiba e na categoria Mirim masculina em 2013.
Ente os alunos que se destacam está Luan Chagas Vejam. Ele, que começou a jogar vôlei por incentivo dos pais, já foi convidado a integrar a equipe do Paraná Clube. Dois outros alunos também foram convidados a participar dos treinos do Clube Santa Mônica: Maria Eduarda Rosa Reway e João Antônio Rodrigues Mota.
Para Evanir Rodrigues, mãe de João Antônio, o esporte desvia o interesse do jovem em praticar atos errados. “O foco são as competições e o aprimoramento. Além disso, amplia a visão de mundo e melhora a saúde”. Já para o filho, a prática esportiva o deixou mais desinibido. “Fiquei mais alegre e fiz novas amizades. Antes, eu era muito tímido”, comentou.
Carla atende em média 40 alunos e exige disciplina nos treinos. Segundo ela, os resultados do esporte na vida dos alunos são visíveis. “Eles se sentem valorizados e melhora a coordenação motora, o cognitivo e a afetividade”.
Os alunos Felipe Farias e Milena Oliveira Francisco concordam. “Damos mais valor ao tempo e nos aproximamos da família, dialogamos mais”, relatou Felipe. Milena também acredita que a atividade esportiva acalma e apontou o condicionamento físico como ponto positivo.
“O esporte proporciona a formação integral do indivíduo e ajuda na tomada de decisões”, afirmou o diretor do colégio, Ronaldo Rodrigues Mello. Segundo ele, os alunos que participam das aulas de treinamento esportivo se envolvem mais com assuntos escolares e ajudam na preservação do espaço. “Esses alunos se reconhecem como integrantes do meio”. O colégio oferece ainda aulas especializadas de handebol e atletismo.
PROJETO – A iniciativa propicia a descoberta de novos talentos esportivos nas modalidades ofertadas: atletismo, badminton, basquetebol, bocha, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, golf 7, handebol, lutas, judô, natação, skate, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
De acordo com Aluízio da Rosa, técnico pedagógico do Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação, o objetivo dessas aulas é promover a prática esportiva escolar e fomentar a educação. “O esporte agrega valores positivos, éticos, morais e sociais, além de promover a qualidade de vida dos alunos”.




















