Caravana passa por Toledo com música e palestras 13/09/2013 - 14:44

Esta semana foi a vez de Toledo receber, durante dois dias, a Caravana da Poesia que, neste ano, homenageia o centenário de nascimento do poeta, compositor e diplomata, Vinícius de Moraes. Cerca de 300 professores de arte, língua portuguesa, pedagogos e agentes de leitura de escolas dos Núcleos Regionais de Educação de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, além de 200 alunos convidados do ensino médio, acompanharam as atividades.

Na terça-feira (10), os artistas da Caravana trouxeram um espetáculo musical e palestra, retratando a vida e a obra de Vinícius de Moraes. Na quarta-feira (12), o palco foi ocupado por alunos das escolas das três regionais que apresentaram leituras e releituras em forma de poemas, músicas, teatro e dança. As atividades foram desenvolvidas no interior das escolas, durante o primeiro semestre deste ano e selecionadas para o evento.

Rose Lobo, coordenadora da Caravana na Secretaria da Educação, ficou satisfeita com o que viu em Toledo e acredita que os objetivos foram alcançados. “Vendo as apresentações dos alunos, pudemos perceber que os assuntos foram bem trabalhados nas escolas. Eles sabiam do que estavam falando. As interpretações feitas mostraram que houve um trabalho e leitura aprofundados do autor”, destacou. Ela também adiantou que a próxima edição, em 2014, homenageará o paranaense Paulo Leminski.

Para os professores foram ofertadas dez oficinas. Entre os temas, assuntos como a importância da musicalidade e dos ritmos para a educação e para a sociedade, percussão corporal e jogos musicais. “Os professores fizeram uma excelente participação. Tivemos grandes discussões e todos se envolveram com o assunto. A turma foi maravilhosa”, relatou o professor André Boniatti, de Corbélia.

A Secretaria de Estado da Educação investe no projeto, trazendo artistas renomados para as oficinas de formação. É o caso da cantora Gisele Canto. Segundo ela, os artistas da Caravana trazem o que têm de melhor, a alegria. “Os professores estão sempre em busca de algo novo e o que temos a oferecer é a alegria”, disse.

A Caravana da Poesia é um projeto da Secretaria de Estado da Educação voltado para o ensino, a divulgação e a pesquisa da literatura brasileira, fortalecendo um trabalho multidisciplinar no interior das escolas e as ações da Rede de Bibliotecas Escolares.
As atividades aconteceram, no primeiro semestre, nas mais de 2,1 escolas, e, no segundo semestre, em nove municípios dos Núcleos Regionais de Educação selecionados para receber as demais 23 regionais, de acordo com sua proximidade e número de escolas.

As próximas cidades a receber a Caravana são Umuarama (17 e 18 de setembro), Apucarana (24 e 25 de setembro), Londrina (8 e 9 de outubro), Ponta Grossa (17 e 18 de outubro). As atividades serão finalizadas em Curitiba (18 de novembro).

GALERIA DE IMAGENS