Casa Familiar Rural é tema de reunião em Curitiba 23/05/2012 - 14:30

A administração das Casas Familiares Rurais foi tema da reunião, nesta terça-feira (22), em Curitiba, da equipe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Educação (SEED) com os Núcleos Regionais de Educação, diretores das escolas-base e representantes da Associação Regional das Casas Familiares Rurais (Arcafar). Cerca de 100 pessoas tiveram a oportunidade de discutir o documento que orienta as competências de cada segmento para administrar e organizar as Casas Familiares Rurais.
 

A diretora do Departamento de Educação e Trabalho, Marilda Diório Menegazzo, ressaltou que é importante o entrosamento entre todos os participantes para o atendimento dos 2,2 mil alunos nas 44 Casas Familiares Rurais distribuídas pelo Estado.

 

Foto: Giuliano Gomes/SEED


A diretora do Departamento de Educação e Trabalho, Marilda Diório Menegazzo, ressaltou que é importante o entrosamento entre todos os participantes para o atendimento dos 2,2 mil alunos nas 44 Casas Familiares Rurais distribuídas pelo Estado. “Estamos discutindo as principais demandas existentes nas Casas para viabilizar ações que permitam sempre o melhor atendimento para nossos alunos e nossos funcionários”, disse.

O funcionamento das Casas Familiares Rurais é resultado do regime de colaboração entre a secretaria, municípios e governo federal. “A parceria com o município e o entrosamento com o governo federal permite que jovens recebam formação profissional voltada ao desenvolvimento sustentável da região em que vivem”, disse o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns.

 

 

 

 

Constitui-se em um local dentro do município ou dentro de uma região destinado a formação técnica, humana e gerencial dos jovens do meio rural. Nas casas, os estudantes ficam uma semana em período integral e, na semana seguinte, vão aplicar em suas propriedades o que aprenderam.

 

Foto: Giuliano Gomes/SEED


As Casas Familiares Rurais fazem parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Constitui-se em um local dentro do município ou dentro de uma região destinado a formação técnica, humana e gerencial dos jovens do meio rural. Nas casas, os estudantes ficam uma semana em período integral e, na semana seguinte, vão aplicar em suas propriedades o que aprenderam.

Atualmente as Casas Familiares Rurais ofertam os cursos técnicos de Agropecuária, Alimentos, Agroecologia, Administração Rural, Gestão Ambiental e Agroindústria.

 

GALERIA DE IMAGENS