Celem comemora 25 anos e promove atualização aos professores 21/11/2011 - 17:10
A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do departamento de Educação Básica (DEB), realizou em Curitiba, na semana passada, curso para atualização de professores que trabalham nos Centros de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem). O evento e os desafios de uma educação plurilíngue, reuniu cerca de 300 professores de todo o Estado para refletir e discutir as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para Língua Estrangeira Moderna e a prática pedagógica no ensino de línguas.
De acordo com Reginaldo Pires, que integra a coordenação do Celem no DEB, a intenção do curso foi oferecer ao professor subsídios para o encaminhamento metodológico que deverá ser abordado em sala de aula. “Com esse aporte teórico e prático, esperamos ter proporcionado aos professores maior segurança para que continuem a desenvolver nos alunos a capacidade de se comunicar com fluência em outra língua”, explicou.
A técnica pedagógica do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, Marileuza Ascencio Miquelante, ressaltou a metodologia do curso. “Os palestrantes estabeleceram uma continuidade entre os assuntos abordados. Isso demonstrou a afinidade entre os posicionamentos e serviu para fortalecer a linha teórica do estudo”, avaliou.
Para a professora Francine Arilda Dura Cavagnari, de Ponta Grossa, encontros dessa natureza são imprescindíveis para qualquer professor e em especial para os que trabalham com línguas estrangeiras. “Assim como as línguas estão em constante mudança, a forma de estudá-las também se modifica. Precisamos estar sempre atualizados”, ressaltou.
COMEMORAÇAO – O evento ainda serviu para celebrar os 25 anos do Celem. Criado em 1986 pela SEED, o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem), tem por objetivo ofertar de forma extracurricular o ensino gratuito de idiomas a alunos, professores, funcionários e demais integrantes da comunidade. São nove os idiomas disponíveis: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, mandarim, polonês e ucraniano.Para mais informações, acesse a página do Celem (www.comunidade.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=17) .