Centro de Línguas Estrangeiras completa 25 anos 05/10/2011 - 11:30

Para marcar o aniversário de 25 anos do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM), o Colégio Estadual Adiles Bordin, em União da Vitória, organizou em parceria com o Núcleo Regional da Educação (NRE) na última quarta-feira (28), o III Festival CELEM. O evento contou com a participação de aproximadamente 750 alunos que realizaram apresentações culturais dos povos dos idiomas ofertados pelos cursos.

O CELEM é um programa da Secretaria de Estado da Educação (SEED) que oferta cursos de língua estrangeira moderna e atende cerca de 80 mil alunos, professores, funcionários e membros da comunidade em todo o estado. Atualmente todos os 32 NREs possuem estabelecimentos de ensino do CELEM.

Para a aluna Carmem Vwiercvykowski, 43 anos, o curso oferecido é uma chance que a SEED oferece aos alunos para que eles aprimorem os seus conhecimentos em outras línguas sem nenhum custo. “A Secretaria está me proporcionando uma oportunidade muito rica que é a de estar estudando outro idioma. Eu gosto muito da língua espanhola, mas como os cursos são muito cara eu não tinha a oportunidade de estudar”, disse a aluna.

Os cursos oferecidos pelo CELEM são atividades extracurriculares. No início, eram oferecidas apenas as línguas alemã, espanhola, francesa, inglesa e Italiana. Atualmente o CELEM conta com nove idiomas. Foram acrescentados os idiomas de japonês, polonês, mandarim e ucraniano.

Além de promover o aprendizado de línguas estrangeiras que não fazem parte da matriz curricular, o programa pretende difundir as línguas dos povos que ajudaram a formar a história do Paraná. “É importante porque, além de possibilitar o aprendizado de uma nova língua, o CELEM ajuda a preparar os alunos para o mercado de trabalho”, disse o coordenador do curso, Reginaldo Ferraz.

GALERIA DE IMAGENS