Colégio Estadual Jardim Gisele respira leitura 26/05/2014 - 14:30
O Colégio Estadual Jardim Gisele, de Toledo, desenvolve várias ações voltadas à formação de leitores. As atividades presentes tanto no turno como no contraturno escolar servem ainda para aproximar alunos do ensino fundamental como os do ensino médio.
Um desses trabalhos é desenvolvido pela professora Marília da Motta Schumacher, de Língua Portuguesa. O foco do trabalho da professora é na formação de leitores de obras clássicas. “Para muitos, a leitura ainda não é um prazer. Mas isso virá com o hábito da leitura. Muitos estudantes já têm procurado mais à biblioteca da escola e buscam livros porque gostaram do autor, do tema ou por sugestões dos próprios colegas”, diz Marília.
Os alunos do projeto também fazem cartazes a partir das histórias lidas. “A ideia da produção de cartazes é legal porque um acaba vendo o que o outro leu, o que desperta o interesse dos demais, inclusive das outras turmas”, afirma a professora.
Em sala, os alunos do ensino fundamental estão conhecendo biografia, poemas e músicas do cantor e compositor Paulo Leminski, tema da Caravana da Poesia 2014. Depois do projeto de leitura na sala de aula, a atividade é complementada no contraturno pela professora de Arte Djeniffer Pereira. Os alunos criaram desenhos, transformados em pinturas no muro do colégio. “Nosso foco principal com o projeto de contraturno, há três anos, é sempre o tema da Caravana da Poesia. É uma grande parceria, aliamos os conteúdos de sala de aula, o tema da Caravana da Poesia e o projeto”, explica Djeniffer.
Os pequenos ilustradores demonstram que a atividade, além de pedagógica, também foi muito divertida. “Foi muito legal, eu aprendi bastante e até estou desenhando melhor”, diz Lauany Carolina de Luca Correa.
As produções de Paulo Leminski encantaram a aluna Gabriela Carraro Araujo. “Ele (Leminski) gostava muito de cantar, fazia os poemas e depois cantava os poemas que escrevia. Eu li os poemas dele e são bem legais, ele falava muito de amizade, de amor, paz, cidadania e muitas outras coisas”, diz Gabriela.
INTEGRAÇÃO: Todas as ações de leitura desenvolvidas na escola têm apoio da direção, equipe pedagógica, corpo docente e servidores. A Agente de Leitura da Biblioteca, Márcia Regina Bueno Chini ajuda na motivação e incentivo à leitura, com cartazes, exposição de livros novos sem perder o foco no bom atendimento e no exemplo pessoal de amor à leitura. “Os alunos têm procurado bastante a biblioteca escolar, que está sempre aberta e à disposição”, afirma Márcia.
A coordenadora de Língua Portuguesa no Núcleo Regional de Educação Sandra Nogueira, considera que ações como as do Colégio Jardim Gisele são fundamentais para incentivar o gosto pela leitura e a formação de novos leitores, que não só leem, mas sabem interpretar o que lêem de maneira critica. “Não basta apenas ler, é preciso que a leitura leve a uma interpretação e desenvolva o senso crítico”, diz Sandra.










