Colégio tem pratos internacionais para homenagear seleções 13/06/2014 - 15:20

As merendeiras da Escola Estadual Pedro II, em Curitiba, organizaram um cardápio internacional com os alimentos da merenda escolar. Os pratos preparados são dos países que estão jogando na capital paranaense, que é uma das 12 sedes da Copa do Mundo 2014.

A iniciativa do cardápio diferenciado é um dos projetos que a escola organizou sobre o mundial de futebol e envolveu todos os funcionários, professores e os alunos. Os alunos aceitaram bem os cardápios e antes de servir a merenda sempre tem aluno perguntando de qual país é o prato servido.

“Pesquisamos o que é consumido nos países das seleções que estão em Curitiba e adaptamos alguns pratos que tinham temperos muito fortes e também com alimentos da merenda escolar. As crianças estão curtindo muito o cardápio à receptividade foi maravilhosa”, disse a merendeira Doralice Fam.

O cardápio internacional estimulou entre os alunos a curiosidade sobre países participantes do Mundial. “Alguns alunos do 6º ano perguntaram bastante sobre a comida servida. Foi um trabalho rico, cada setor da escola se envolveu. Esse foi um trabalho da cozinha, mas também refletiu dentro da sala de aula”, destacou Doralice.

Os alunos já experimentaram pratos da Austrália, o pavlova, adaptado com recheio de banana. Originalmente a sobremesa é feita com a fruta kiwi. Da Espanha, a galinhada espanhola; de Honduras, o bolo três leites, servido gelado; do Equador foi servido o aguado de galinha, uma canja bem consistente.

“Achei muito legal a ideia, assim eu aprendo mais sobre os pratos típicos”, falou o aluno do 7º ano, Victor Gabriel Gonçalves da Silva.

Na escola ainda será servido um dos pratos da Rússia, o estrogonofe de frango. Para homenagear o Irã, as merendeiras escolheram o kebab, carne picada com cebola e ovo (tipo um espetinho). Para a Argélia será servido cuscuz argelino e da Nigéria, o arroz jollof.

A estudante do 9º ano, Vitória Gisele de Ramos, não curte muito a Copa, mas aprovou a iniciativa do cardápio diferenciado. “Não ligo muito para a Copa, mas o prato servido hoje (aguado de galinha) eu adorei”, contou a aluna.

CLIMA DA COPA - Os 650 alunos da escola também fizeram pesquisas e trabalhos com o tema da Copa envolvendo todas as disciplinas do currículo. “Há três meses começamos a organizar o trabalho para que a Copa do Mundo fosse discutida e pensada em todas as disciplinas. O resultado foi positivo porque os alunos se motivaram com o assunto e correram atrás para fazer as pesquisas. Aprenderam muito em todas as disciplinas”, destacou a diretora Ruthi Mara Trentin Moraes.

LIVRO DA COPA - Várias atividades são desenvolvidas nas escolas estaduais com o apoio do livro. “O Contexto do Futebol no Mundo: do senso comum à crítica pedagógica”, publicado pela Secretaria da Educação e pela Coordenação Geral da Copa do Mundo 2014, distribuído na rede pública estadual e também em escolas especiais atendidas pelo Governo.

O livro, lançado em abril de 2014, foi produzido por 61 professores da rede estadual de ensino. A publicação integra o tema Copa do Mundo às disciplinas curriculares e o seu conteúdo faz parte do planejamento curricular escolas estaduais.

GALERIA DE IMAGENS