Começa a 2ª Fase Regional dos Jogos Escolares 21/05/2013 - 15:38

O governador em exercício Flávio Arns abriu oficialmente a segunda fase regional dos 60.º Jogos Escolares do Paraná (JEPs), na noite de segunda-feira (20), no ginásio de esportes Luiz Augusto Zin, em Arapongas, no norte do Estado. “Investir no esporte é dar um futuro melhor aos jovens, é tirá-los da rua, da má companhia, das drogas, e desenvolver esse ser humano, física, social e psicologicamente”, afirmou Arns.

A competição reúne estudantes a partir dos 12 anos, de instituições públicas e privadas. Nesta etapa, são alunos de 17 cidades: Arapongas, Assis Chateaubriand, Colombo, Francisco Alves, General Carneiro, Itaipulândia, Mamborê, Nova Esperança, Nova Prata do Iguaçu, Nova Tebas, Palmas, Paranaguá, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Negro, Siqueira Campos e Telêmaco Borba. As disputas serão realizadas até domingo (26).

Flávio Arns reforçou o total apoio do Governo do Estado ao esporte e afirmou que a intenção é promover outras competições, para “a retomada de índices no esporte paranaense”. “Para isso, o esporte na escola é essencial”, disse. A abertura da segunda etapa da 60.ª edição dos Jogos Escolares do Paraná aconteceu simultaneamente nas cidades participantes.

JEPs – A competição é considerada uma das maiores da América Latina no meio estudantil. A expectativa é que a 60.ª edição dos JEPs reúna aproximadamente 50 mil alunos. São disputadas as modalidades de futsal, voleibol, basquetebol , handebol, xadrez, tênis de mesa e atletismo. Na fase final, que neste ano será em julho e agosto, mais de 15 modalidades em disputa.

“A cada dia, a gente vê a importância dos alunos passarem por uma experiência como essa, uma competição, pois é valorização pessoal como cidadão”, destacou Márcia Tomadon, coordenadora-geral dos jogos. “O governo estadual cumpre seu papel que é a boa formação do jovem”, concluiu.

Os alunos do ensino regular são divididos em classes de acordo com a idade: Classe A, de 15 a 17 anos; Classe B, de 12 a 14 anos. Já os alunos com deficiência (ACD) participam em classes de acordo com a idade e o esporte em que estão competindo.

OPORTUNIDADE – Os olhos de Bárbara Cristine dos Santos Quevedo, de 13 anos, brilhavam enquanto a pira olímpica dos Jogos Escolares do Paraná entrava no ginásio de esportes. A adolescente, de Nova Itacolomi, participa pela primeira vez de uma competição. “A maior emoção é você poder estar trabalhando em grupo e representar sua cidade”.

Bárbara disputará futsal pelo Colégio Estadual Tomé de Souza. “A gente sempre tem o sonho de fazer um gol, ser reconhecida. Chegaremos com raça, força, vontade e fé em Deus”, acrescentou.

Os Jogos Escolares do Paraná é visto como uma porta de entrada para o início do esporte de rendimento para muitos novos atletas. De competições escolares como esta, saem constantemente novos talentos do esporte nacional. É o caso de Paulo Sérgio Goes, o Fininho, campeão mundial de futsal pela seleção brasileira em 1996.

“Tive a mesma oportunidade de participar de vários jogos escolares na minha cidade, onde me descobriram. Além de formar o atleta, a competição proporciona esta oportunidade”, disse Fininho. “É o ‘pontapé’ inicial para eles. Nunca sabemos onde podemos chegar, tem que se esforçar e sonhar que pode acontecer”, reforçou o companheiro de equipe na seleção de 1996, Wagner Dias Neves, o Waguinho.

GALERIA DE IMAGENS