Comunidade conhece projeto escolar em São José dos Pinhais 23/09/2011 - 17:00
A comunidade escolar do Colégio Estadual Chico Mendes, em São José dos Pinhais, se reuniu na semana passada para conhecer a horta cuidada por cem alunos atendidos pelo Programa Mais Educação. No mesmo dia era realizado o Programa Escola Aberta, que oferece oficinas e atividades para a comunidade, o que proporcionou integração entre escola e comunidade. Cerca de 800 pessoas passaram pelo colégio.
Os alunos mostraram para a comunidade o que aprenderam durante o tempo passado na horta. Eles montaram uma barraca de degustação e distribuíram sucos, geléias e tortas feitos a partir do que foi plantado. “Extrapolamos a sala de aula na construção de um novo modelo que, além de fornecer alimentos para os alunos ainda desenvolve o conceito de ecologia e sustentabilidade. O conhecimento e a ação na produção e no consumo principalmente de hortaliças despertam nos alunos mudanças no comportamento alimentar, o que atinge toda a família”, explicou a professora responsável pela horta escolar, Maricel Stelita Loch.
Com a degustação foi mostrado para a comunidade que as hortaliças cultivadas na horta escolar complementam a merenda dos alunos do colégio. “Eu me sinto feliz quando vejo o resultado do meu trabalho na horta”, contou a aluna da 6ª série Gabrielli Andriani, que foi com o pai no dia. “Nosso trabalho na horta é recompensando”, continuou a aluna da 5ª série, Camila Eduarda Bonfim, que ajudou na barraca de degustação.
Ainda, a união entre os programas Mais Educação e Escola Aberta fortalece a relação entre a escola e a comunidade. “Além disso, o respeito mutuo fica mais forte entre os alunos participantes. Nós buscamos maiores experiências nas práticas desenvolvidas junto à comunidade”, afirmou o diretor do colégio, Ivan da Silva Araújo.
Além de conhecer a horta, a comunidade ajudou na restauração das quadras do colégio. “Eu me senti bem ajudando a minha escola”, confessou o aluno da 5ª série Lenon Matoso, que, junto com os pais, ajudou na pintura das quadras. Também houve no dia um passeio ciclístico organizado pelo colégio para comemorar o início da Primavera. Uma feira de trabalho, em que as empresas da região se apresentam para a comunidade, e atividades esportivas também foram realizados como parte do Programa Escola Aberta.
MAIS EDUCAÇÃO – O programa Mais Educação oferece atividades nas áreas de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e arte, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. O programa prioriza instituições de ensino localizadas em capitais e regiões metropolitanas que têm baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com o objetivo de melhorar o ambiente escolar. A Secretaria de Estado da Educação (SEED) realiza o programa em parceria com o Governo Federal.
ESCOLA ABERTA – O Programa Escola Aberta fortalece a relação escola e comunidade, através de atividades educativas, culturais, esportivas, de lazer e de geração de renda. As escolas ficam abertas durante os finais de semana e as ações realizadas nesse tempo são decididas a partir de uma consulta com a comunidade local. A Secretaria de Estado da Educação realiza o programa em parceria com o Governo Federal e em acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).