Copa do Mundo é “prato cheio” para aulas no Celem 25/06/2014 - 16:30
Professores do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) da rede estadual de ensino estão aproveitando a Copa do Mundo para o aprendizado dos alunos. A professora Lais Moreno do Colégio Estadual João Marques da Silveira, em Quatiguá, abordou a cultura dos países latino-americanos participantes do mundial e aspectos sociais referentes aos jogos. No colégio, os alunos fizeram uma bandeira do Brasil com garrafas PET.
Já no Colégio Estadual Cruzeiro do Sul, em Curitiba, os alunos do curso de Língua Espanhola fizeram painéis sobre a cultura e pontos turísticos da Espanha e da Argentina. “Assistimos a trechos de jogos em que participaram Brasil, Espanha e Argentina e a documentários com opiniões a sobre as três seleções e seus confrontos em mundiais”, disse a professora Eliana de Cássia Nunes.
A professora Graciete Mazzo, que também ministra aulas de Língua Espanhola em colégios de Curitiba, acredita ser fundamental para a formação do indivíduo o acesso a diferentes conhecimentos. Neste primeiro semestre, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre futebol, os países hispanofalantes que participam do mundial e as cidades-sede, com ênfase à cidade de Curitiba e os preparativos para receber os turistas.
Os alunos elaboraram um livro sobre o tema e folhetos turísticos com informações em língua espanhola sobre pontos turísticos da capital paranaense. Gisele Nogueira, aluna da professora Graciete no Colégio Estadual Paulina Pacífico Borsari, disse que as atividades possibilitaram a ampliação do vocabulário e conhecimentos sobre a cidade onde mora.
Em Cascavel, o Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto (CEEP) desenvolveu o projeto “Copa do Mundo”, coordenado pela professora Mirtes Werlang, junto a professores e alunos do Celem.
Diante deste momento histórico, a Copa do Mundo no Brasil, o CEEP considera de grande relevância o desenvolvimento de atividades explorando os contéudos básicos da lígua estrangeira. Frente a isso, o Centro deu iniciativa a esse projeto. As orientações para este trabalho pedagógico, foram elaborado durante as aulas dos cursos participantes, nos meses de maio e junho. Participaram cerca 280 alunos dos cursos de línguas Inglesa, Espanhola, Italiana e Alemã.
As atividades consistiram em pesquisas, seleção e produção de textos relacionados ao futebol e Copa do Mundo utilizando-se da língua estrangeira estudada. Os trabalhos estão expostos no pátio do estabelicimento de ensino e também serão apresentados no evento de Exposição de Trabalhos e Projetos de Iniciação Científica (ExpoCEEP), realizado pelos alunos e professores durante o ano letivo.
Muitos professores também estão usando o livro “O Contexto do Futebol no Mundo: do senso comum à crítica pedagógica”, publicado pela Secretaria da Educação em parceria com a Coordenação Geral da Copa do Mundo 2014 e distribuído à rede pública estadual e às escolas especiais atendidas pelo Governo.
A coletânea pode ser acessada no link:
Já no Colégio Estadual Cruzeiro do Sul, em Curitiba, os alunos do curso de Língua Espanhola fizeram painéis sobre a cultura e pontos turísticos da Espanha e da Argentina. “Assistimos a trechos de jogos em que participaram Brasil, Espanha e Argentina e a documentários com opiniões a sobre as três seleções e seus confrontos em mundiais”, disse a professora Eliana de Cássia Nunes.
A professora Graciete Mazzo, que também ministra aulas de Língua Espanhola em colégios de Curitiba, acredita ser fundamental para a formação do indivíduo o acesso a diferentes conhecimentos. Neste primeiro semestre, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre futebol, os países hispanofalantes que participam do mundial e as cidades-sede, com ênfase à cidade de Curitiba e os preparativos para receber os turistas.
Os alunos elaboraram um livro sobre o tema e folhetos turísticos com informações em língua espanhola sobre pontos turísticos da capital paranaense. Gisele Nogueira, aluna da professora Graciete no Colégio Estadual Paulina Pacífico Borsari, disse que as atividades possibilitaram a ampliação do vocabulário e conhecimentos sobre a cidade onde mora.
Em Cascavel, o Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto (CEEP) desenvolveu o projeto “Copa do Mundo”, coordenado pela professora Mirtes Werlang, junto a professores e alunos do Celem.
Diante deste momento histórico, a Copa do Mundo no Brasil, o CEEP considera de grande relevância o desenvolvimento de atividades explorando os contéudos básicos da lígua estrangeira. Frente a isso, o Centro deu iniciativa a esse projeto. As orientações para este trabalho pedagógico, foram elaborado durante as aulas dos cursos participantes, nos meses de maio e junho. Participaram cerca 280 alunos dos cursos de línguas Inglesa, Espanhola, Italiana e Alemã.
As atividades consistiram em pesquisas, seleção e produção de textos relacionados ao futebol e Copa do Mundo utilizando-se da língua estrangeira estudada. Os trabalhos estão expostos no pátio do estabelicimento de ensino e também serão apresentados no evento de Exposição de Trabalhos e Projetos de Iniciação Científica (ExpoCEEP), realizado pelos alunos e professores durante o ano letivo.
Muitos professores também estão usando o livro “O Contexto do Futebol no Mundo: do senso comum à crítica pedagógica”, publicado pela Secretaria da Educação em parceria com a Coordenação Geral da Copa do Mundo 2014 e distribuído à rede pública estadual e às escolas especiais atendidas pelo Governo.
A coletânea pode ser acessada no link:














