Curso técnico inspira jovem a iniciar o próprio negócio 14/11/2014 - 15:10

Ter o próprio negócio e trabalhar com o que gosta sempre foi o desejo do estudante Luan Coradin, 18 anos. No 4° e último ano do curso técnico em Paisagismo do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, o jovem empreendedor resolveu, em 2011, abrir a própria empresa, motivado pelo curso que havia começado.

A pouca idade e as dificuldades de principiante não afastaram o sonho de Luan. “No início foi difícil porque eu estava começando o curso e aprendendo ainda. Nesse período o incentivo dos professores foi fundamental para eu não desistir”, revelou o jovem empresário.

Com o tempo, os trabalhos foram aparecendo e Luan precisou contratar funcionários. Assim nascia a Coradin – Paisagismo e Jardinagem.

Um dos dois funcionários contratados é colega de escola de Luan. O convite para vaga agradou o estudante do curso técnico em Energias Alternativas, Caio Murilo Mocelin. “Eu já trabalhava no ramo de agroecologia e queria fazer uma coisa diferente quando o Luan me chamou para trabalhar com ele”, disse.

Além de mão de obra, Luan também investiu em maquinários, equipamentos de segurança, uniforme e em um carro para ajudar no transporte dos materiais. “Muita coisa mudou depois que resolvi abrir a empresa. Com os investimentos, os clientes passaram a valorizar mais o nosso trabalho e outros foram aparecendo”, contou Luan.

Com mais conhecimento e investimentos os resultados não demoraram a aparecer. No começo eram cerca de 10 serviços por mês. Hoje, a Coradin tem mais de 60 trabalhos no mesmo período e a procura continua crescendo.

Para dar conta da demanda, o jovem empreendedor quer ampliar a empresa sem abrir mão dos estudos. “Sei que preciso continuar buscando novos conhecimentos”, disse. Faltando pouco mais de um mês para concluir o curso, Luan administra o tempo com as aulas pela manhã e o trabalho à tarde, com uma agenda cheia de pedidos para os próximos meses.

DIFERENCIAL – No curso de Jardinagem, com quatro anos para a formação, os alunos aprendem elaborar desenhos técnicos, jardins planejados, cultivo e manutenção de plantas ornamentais de acordo com as características do ecossistema onde o jardim será montado, entre outras técnicas.

“Os alunos que cursam paisagismo têm um diferencial. Eles saem preparados para vários segmentos da área, não apenas na manutenção, mas também elaboração de projetos e manuseio de plantas ornamentais, de acordo com a vontade do cliente e respeitando a harmonia entre as plantas e o meio ambiente”, explicou o diretor do Ceep, Edson Blum.

Além de paisagismo, o colégio oferta também vagas para cursos de agropecuária, meio ambiente e energias alternativas.

GALERIA DE IMAGENS