Educadores Inovadores: escola de Marechal Cândido Rondon é premiada 13/08/2011 - 08:00

O projeto “Jornal: Diferentes suportes, diferentes gêneros discursivos” do Colégio Estadual Eron Domingues, em Marechal Cândido Rondon, conquistou o segundo lugar no prêmio Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft na categoria Inovação em Comunidade. Os vencedores da 6ª edição do prêmio foram divulgados nesta quarta-feira (03) em evento realizado em São Paulo. A professora de Língua Portuguesa Vera Beatriz Hoff Pagnussatti, que atua na mesma escola, recebeu o Prêmio Educador Inovador. Ela será uma das representantes do Brasil na final mundial do prêmio em Washington (EUA), entre os dias 7 e 9 de novembro.
Com o projeto, os alunos da 8ª série trabalharam diferentes gêneros de textos, através da leitura do jornal local e da produção semanal de um jornal mural. O objetivo era tornar as aulas de português mais produtivas e mais cativantes para os estudantes, além de trabalhar com os adolescentes temas atuais, como a mídia, a sexualidade e o meio ambiente.
Cada semana os alunos trabalhavam um gênero textual diferente e produziam o jornal. Os estudantes participavam de oficinas de produção de texto e liam o jornal local O Presente, que publicou textos produzidos pelos alunos em algumas edições. Eles também realizaram uma reportagem fotográfica sobre as profissões presentes em Marechal Cândido Rondon. Ao final do semestre, os alunos realizaram uma exposição e ministraram oficinas sobre o jornal e sobre os gêneros de texto para a comunidade. Na mesma época foi lançado pelos alunos o 1º Informativo Eron, com tiragem de 4 mil exemplares que foram distribuídos no município junto com O Presente.
O 6º Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft tinha o objetivo de incentivar o desenvolvimento de ações que integrem tecnologias para a melhoria da qualidade educacional. Concorreram na premiação educadores de instituições de ensino públicas e particulares, fundações, secretarias estaduais e municipais de Educação, Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) e Escolas Técnicas Públicas.