Escolas Especiais do Paraná vão às Paraolimpíadas 10/10/2011 - 14:50

Alunos de duas escolas do Núcleo de Loanda, na região Noroeste, foram finalistas nas Paraolimpíadas Escolares Nacionais, no final de agosto, em São Paulo. Foram selecionadas duas escolas para representar o Paraná no evento: a Escola Estadual Especial Sonho Meu, em Querência do Norte e a Escola Estadual Especial Elvira Pigoli Crespilho, em São Pedro do Paraná. Os participantes foram selecionados de acordo com o destaque que tiveram nos Jogos Escolares do Paraná.

Na Escola de Educação Especial Sonho Meu, sob treinamento do professor Paulo Henrique Borsatto dos Santos, três alunos foram finalistas. Damiana Lima dos Santos ficou em 1º lugar no arremesso do peso e em 2º no lançamento de pelota, Everton Junior Oliveira da Silva em 4º lugar no arremesso do peso e no salto em distância (mas não foi premiado) e Priscila Pessini da Silva conquistou a 1ª colocação nos 100 metros rasos, nos 400 metros e 1500 metros.

Já na Escola de Educação Especial Elvira Pigoli Crespilho, a aluna Lucinéia Gomes do Santos obteve o 2º lugar no arremesso de pelota e o 3º no salto em distância e nos 100 metros rasos. De acordo com o professor Leandro Cavalcanti a aluna treinou fora dos horários de aula. “Ela está de parabéns pelo excelente resultado. Conquistar três medalhas importantes em nível nacional, mesmo com pouco tempo de treinamento”, diz o treinador.

As Paraolimpíadas Escolares Nacionais são organizadas pela ABDEM – Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Mentais (intelectuais) e acontecem todos os anos. Costumam participar alunos das Escolas de Educação Especial e outras instituições que também atendem pessoas com deficiência intelectual.

GALERIA DE IMAGENS