Espaço ao ar livre estimula a prática da leitura entre os alunos 21/05/2013 - 11:20
A leitura é uma das ferramentas mais importantes para o estudo e está vinculada à qualidade da educação. Pensando nisso, o Colégio Estadual Professor Brasílio Vicente de Castro, em Curitiba, transformou um espaço ocioso atrás da escola em um redário para a prática da leitura entre seus estudantes.
O espaço foi criado há dois anos com ajuda da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF). Funciona de forma simples, basta instalar as redes e iniciar a leitura. Pode ser utilizado para aula conforme a prática pedagógica da disciplina e do professor ou a leitura livre, onde os alunos escolhem seus livros e a prática inicia. Todos os estudantes podem utilizar o espaço e os professores acompanham a atividade.
“Nós tínhamos uma grande preocupação com a vontade de ler dos nossos alunos, porque somente pedir para que eles escolhessem o livro não estávamos tendo resultado. Então pensamos em criar este ambiente mais agradável para que eles sentissem vontade de estar aqui e aí incluir a leitura”, explica a vice-diretora Viviane Paris.
O aluno do 6º ano, José Francisco de Couto Neto, 12 anos, conta que depois desse estímulo literário, tem vontade de ler mais. “É uma aula diferente, gosto dos livros dos mais diferentes gêneros e aprendo muito. Troco essa experiência com a minha família”, diz.
A partir deste estímulo, foi observado que os alunos se interessam mais pela leitura, levando este hábito para sua família. A escola pretende abrir este espaço para a família e criar um grupo de leitura. “O empréstimo dos livros na biblioteca aumentou e agora os alunos nos procuram para contar sobre os livros que estão lendo. Os pais nos ligam parabenizando a iniciativa”, comenta Viviane.
“Trabalho a leitura de acordo com a faixa etária dos estudantes e o processo continua em sala de aula, onde fazemos exercícios orais e escritos. A leitura é fundamental no processo educacional, traz novos conhecimentos, estímulos e reflexão, além de enriquecer o vocabulário das crianças”, conta a professora de Língua Portuguesa, Rosângela Borges.
BIBLIOTECAS ESCOLARES – Nas escolas da rede pública estadual de educação do Paraná são criados momentos de aprendizagem através da leitura, estimulando a formação de leitores. Desde 2011, a Secretaria de Estado da Educação realiza estudos para ampliação dos espaços escolares destinados à leitura, com o objetivo de adequar e criar novos ambientes em benefício dos alunos.
Com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Secretaria investe na universalização das bibliotecas nas escolas dos 399 municípios paranaenses, favorecendo práticas de leitura e garantindo a professores, estudantes e comunidade o acesso à informação de qualidade. Hoje, 98% das escolas da rede estadual do Paraná possuem bibliotecas.
O programa completou dois anos e prevê ações de modernização de espaços já existentes. Entre elas, pretende incluir as bibliotecas escolares de todo o estado num mesmo sistema de software que permitirá a alunos e comunidade a consulta ao acervo por meio da internet. Até o final do ano, 532 bibliotecas devem estar integradas.